Mais de 315 mil vacinas contra a Covid foram aplicadas em Catanduva desde o início da pandemia. De acordo com números da Secretaria Estadual de Saúde, quase 84% da população completou o esquema vacinal primário. Por outro lado, apenas 10,37% do público elegível tomou a vacina bivalente, disponível desde o mês de abril para todos aqueles com mais de 18 anos. A bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante ômicron.
“A estratégia da dose de reforço é feita porque, passado um tempo, a resposta do organismo cai e um novo contato com a vacina eleva sobremaneira a efetividade da prevenção contra o coronavírus. Pesquisas já realizadas apontam, por exemplo, que as doses de reforço desempenham um papel fundamental na prevenção de óbitos por Covid-19”, informa o Ministério da Saúde.
Lembrando que, em Catanduva, 747 pessoas morreram vítimas do coronavírus. As vacinas continuam disponíveis em cinco unidades: do Gavioli, da Vila Soto, do Parque Glória Três, do Solo Sagrado e do Jardim Imperial. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.