18.5 C
Catanduva
domingo, abril 21, 2024
spot_img
InícioDestaquesAlesp vai a Caiabu ouvir demandas da população; destaque para a área...

Alesp vai a Caiabu ouvir demandas da população; destaque para a área da Saúde e da Infraestrutura

Por: Matheus Batista – Foto Marco Antonio Cardelino

Na segunda Audiência Pública do Orçamento 2025 realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no Pontal do Paranapanema, nesta sexta-feira (22), a população do município de Caiabu solicitou investimentos para a área da Saúde e para a Infraestrutura de estradas da região.

As reivindicações foram apresentadas à Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp que, neste ano, realiza os encontros em 25 cidades de diferentes regiões do Estado, para ouvir as principais demandas da população paulista.

Assim como em Presidente Epitácio, que sediou a audiência desta quinta (21), a cidade de Caiabu foi contemplada com R$ 2 milhões em recursos previstos no orçamento estadual do próximo ano, para o custeio de melhorias na Saúde.

“Conseguimos um montante no Orçamento e já podemos dizer, nas audiências públicas, o que vamos fazer para a cidade e região. Vamos deixar [em Caiabu] carimbado para a Saúde”, disse o presidente da CFOP, deputado Gilmaci Santos (Republicanos). O deputado Enio Tatto (PT) também compôs a mesa do evento.

Atendimentos na região

Caiabu faz parte do Pontal do Paranapanema, uma região do Estado de São Paulo formada por 32 municípios e que faz divisa com os estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná. Localizada no extremo Oeste, a distância dos grandes centros comerciais é uma das principais queixas da região.

Diretora de Saúde de Caiabu, Kátia Ferreira levou à audiência a reivindicação pela reorganização da oferta de atendimentos médicos do Sistema Cross. “Hoje, o Cross onera muito o município pela distância dos locais onde são atendidos os nossos pacientes. Gostaria de reivindicar que todos os atendimentos fossem feitos na região de Presidente Prudente”.

Ainda na área da Saúde, o diretor da Santa Casa de Martinópolis, José dos Passos, solicitou o aumento no repasse para as entidades filantrópicas e destacou a importância das Santas Casas para todo o Estado. “As Santas Casas são instituições privadas que prestam serviços públicos. Temos um déficit mensal de 120 mil reais e a Santa Casa de Martinópolis só está aberta hoje em razão dos deputados que mandam as emendas impositivas, senão já teríamos fechado há muito tempo”, afirmou.

Prefeito de Presidente Prudente e presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), Ed Thomas reforçou a importância das audiências para as regiões mais afastadas da Capital. “A representação do Legislativo é um olhar muito especial para a vida das pessoas. Não apenas fiscalizar e fazer leis, mas também fazer boas reivindicações”, disse.

Acesso

A infraestrutura de estradas para acesso aos municípios também foi destaque durante a reunião desta sexta. Prefeita de Caiabu, Suelen Mative falou sobre as dificuldades que produtores e empresários de áreas rurais enfrentam na região. “Hoje no nosso município temos agricultores que estão exportando. Gostaríamos muito de começar a valorizar os nossos produtores e precisamos de infraestrutura”, disse.

O presidente da Câmara de Caiabu, Rodrigo Souza Lopes, pediu recursos para o recapeamento de estradas vicinais da zona rural da cidade. “A estrada hoje está atrapalhando os produtores. Saem muitos caminhões e está precário há muito tempo”, afirmou.

O Orçamento

Entre os meses de março, abril e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 25 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, direto com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação e Segurança Pública.

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES