Censo divulgado pelo IBGE aponta que o índice de alfabetização em Rio Preto está acima da média estadual e nacional, com 97,84% da população que sabe ler e escrever.
Neste último relatório, com dados coletados em 2022, a média de alfabetização no estado de São Paulo é de 96,89% e, no Brasil, 93%. De acordo com Leandra Justo Herrera, responsável pelo Departamento de Ensino na rede municipal, são vários os indicadores que possibilitam Rio Preto alcançar este índice.
“As avaliações diagnósticas em rede realizadas a partir do segundo semestre de 2021 no retorno presencial dos estudantes, resultaram em ações planejadas e direcionadas para atender exatamente as necessidades dos alunos. Através destes resultados trabalhamos a formação continuada para coordenadores pedagógicos e professores, com projetos de recuperação e as parcerias com programas estaduais e federais”, aponta Leandra.
A rede municipal também investiu neste período em várias outras frentes essenciais para o processo de alfabetização, como acervos literários, alfabetos móveis, jogos educativos, kits escolares adequados para cada ano do Ensino Fundamental e para a Educação Infantil.
“Remodelamos também os laboratórios de informática com a troca de computadores. Além disso, cada sala de aula recebeu um notebook, projetor, caixa de som e acesso à internet, que possibilitam ao professor oferecer aulas mais dinâmicas e exploração de conteúdo”, complementa a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta.