Alunos do curso de Farmácia da Unifipa visitaram o Recanto Monsenhor Albino, o que proporcionou imersão na rotina de cuidado às pessoas idosas residentes na instituição, além de oferecer visão abrangente da estrutura e funcionamento do local.
Acompanhados pela coordenadora do curso, Roberta Viola, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar de perto as demandas específicas para as pessoas idosas, realizando atividades, como aferição da pressão arterial e glicemia capilar. Essas práticas são de suma importância, uma vez que as pessoas idosas frequentemente enfrentam condições de saúde complexas, como hipertensão, diabetes e artrites, exigindo cuidado farmacêutico especializado, como explica Roberta. “A pessoa idosa tende a fazer uso de mais medicamentos devido à predisposição a doenças crônicas. Nosso objetivo ao proporcionar essa experiência aos alunos é mostrar a importância de um profissional farmacêutico bem preparado na administração e dispensação de medicamentos para essa faixa etária”.
Além das atividades de saúde, os alunos também demonstraram seu compromisso social ao doar kits de higiene pessoal ao Recanto Monsenhor Albino, que serão distribuídos entre os residentes.
A gerente administrativa do Recanto, Silvia Moreno, expressou sua gratidão pela visita dos alunos e pela doação dos kits de higiene pessoal, ressaltando a importância de jovens interessados no cuidado com as pessoas idosas. “É gratificante ver jovens e alunos interessados, principalmente no cuidado que temos com nossos institucionalizados. Isso porque não apenas enriquece o aprendizado acadêmico, mas também reforça o compromisso desses futuros profissionais com o cuidado e o bem-estar, especialmente daqueles que mais precisam de atenção e assistência”, afirmou Silvia.