A Animativa, terceira maior empresa do setor de papelaria do Brasil, apresenta seus lançamentos para a Coleção 2025, idealizada para atender às demandas de um mercado cada vez mais exigente. Apostando em inovação e personalização, os novos modelos variam de cadernos temáticos a edições especiais com tecnologias avançadas. A empresa busca destacar-se no competitivo cenário nacional com uma coleção desenvolvida para atender os desejos dos consumidores por produtos que expressem a personalidade e o estilo próprio de cada um.
Entre os destaques estão os modelos com temas de Rebecca Bonbon, Friends, Deadpool, Pixar, Ursinhos Carinhosos e Alice. Um produto que merece atenção especial é o caderno universitário Moranguinho, que utiliza tecnologia de microcápsulas de aroma, liberando fragrância de morango conforme o avanço da escrita.
Conhecida por desenvolver produtos para diferentes faixas etárias, com atenção às peculiaridades de cada público, para as crianças, a empresa traz cadernos com materiais resistentes e cores vibrantes, como nas linhas Moranguinho e Transformers. Para os adolescentes, a aposta está em designs modernos e ousados, exemplificados pela nova coleção Deadpool.
Já para os adultos, os materiais são mais sóbrios e elegantes, com capas duras e pautas espaçadas, adequados para um público que valoriza sofisticação e praticidade. Além disso, a empresa se destaca pelo compromisso com a inclusão e a acessibilidade. A coleção Manual do Mundo, por exemplo, é equipada com o método de estudo Cornell, facilitando a retenção de conhecimento.
Os PaperToys são outro destaque do ano: bonecos de papel colecionáveis que substituem os de plástico, oferecendo uma opção ecológica e educativa para os consumidores. Além disso, temos o lançamento dos Quebra-Cabeças Animativa, produtos projetados para estimular a imaginação e desenvolver as habilidades motoras das crianças. A arte japonesa milenar dos Origamis também é um destaque na Coleção 2025. Além do Contando Histórias com Dobraduras e Recortes, cadernos de colorir com temas da Moranguinho, Alice, entre outros.
O que muda
A Animativa nasceu como São Domingos Indústria Gráfica, na década de 40, em Itajobi (SP) produzindo impressos, livros e certidões para cartórios, paróquias e prefeituras. Na década de 50, mudou-se para Catanduva/SP e começou a atuar em todo o território nacional. Em 1985, iniciou a produção de cadernos e agendas para o setor escolar e alcançou destaque no segmento de mercado.
Depois de quase 80 anos atuando no mercado papeleiro, a SD Inovações Gráficas optou por ampliar o portfólio nos segmentos de educação, entretenimento e corporativo. “Planejada desde 2021, a mudança foi acompanhada por uma renovação na gestão e na governança corporativa, resultando em impactos positivos para os negócios”, explica Djalma Nunes, CFO da Animativa. ” A estratégia de negócio opta pela diversificação para mitigar os impactos da sazonalidade nas vendas, desvinculando-se da concorrência baseada unicamente em preços no setor de papelaria. A companhia está ampliando o portfólio nos segmentos de entretenimento, corporativo e educação, além de prospectar o mercado internacional”, acrescenta o executivo. “Nosso movimento de mudança é vital para a sustentabilidade e o crescimento do negócio no longo prazo.”
Além de reforçar a estrutura de marketing e os investimentos em trade marketing, estabelecendo parcerias estratégicas para ampliar sua presença no varejo, a empresa modernizou seu parque gráfico, investiu em certificações (ISO 9001, 14001 e 45001). “A Animativa dobrou suas exportações nos últimos três anos e ampliou sua prospecção internacional, reforçando sua presença em diversos países, tais como EUA, Honduras, Paraguai, Chile, Bolívia, Uruguai, Guatemala, Costa Rica e Arábia Saudita”, destaca a gerente de exportações, Fernanda Couto. “Queremos evoluir de uma companhia de commodity para uma empresa de valor agregado, sendo a marca mais desejada pelos nossos clientes.”
O gerente de comunicação da Animativa, Rodrigo Amaral, diz que o nome SD Inovações Gráficas é um motivo de orgulho para toda a companhia, mas chegou a hora de alçar novos voos quando o assunto é posicionamento estratégico de mercado. “A nova marca, que combina as palavras “anima”, que significa alma em latim, e “ativa”, que remete à criatividade e ação, reflete a energia e a visão renovada da empresa”, ressalta Rodrigo. “A nova marca consolida a nossa identidade e fortalece a conexão entre a marca e os consumidores dos segmentos que atuamos. Além disso, a empresa quer estimular o desenvolvimento criativo e cognitivo dos consumidores através de produtos inovadores, buscando ser a marca favorita dos clientes.”