A Semana da Juventude celebrou a importância da inclusão do jovem no processo de formação da sociedade com ações que chamam a atenção para o protagonismo da juventude. A data de 12 de agosto é definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Juventude apontando para a relevância que o jovem tem frente as mudanças e inovações globais da nossa sociedade e destaca a importância do planejamento e promoção de políticas públicas voltadas a esse público.
Helena Marangoni, secretária de Assistência Social, aponta que as ações devem ter como foco, especialmente, o fortalecimento do protagonismo juvenil. “Nosso trabalho é ofertar ações comunitárias que visem a participação desse público enquanto atores das propostas e não apenas telespectadores. Temos que conscientizar a juventude sobre os desafios e responsabilidade que eles têm em relação ao futuro”.
A Semana da Juventude foi realizada pelo Centro de Convivência da Juventude (CCJ) e pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos executados nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com o Instituto Federal (IFSP) e Escola Jovens de Negócios. Foram realizadas inúmeras atividades formativas e culturais como oficinas de dança, artes circenses, fotografia, teatro, maquiagem, informática, chat gpt, desenvolvimento de jogos, desenho, robótica, entre outras buscando sempre o debate e a reflexão sobre temas importantes para o desenvolvimento desses jovens e para o exercício da sua cidadania.