Catanduva confirmou a oitava morte por dengue no ano, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. Outros sete óbitos continuam sendo investigados. Desde o começo do ano, 4712 casos da doença foram confirmados. Mais de 1200 pessoas apresentaram sintomas da dengue e ainda aguardam resultado de exames.
Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a circulação do sorotipo três do vírus da dengue em Catanduva. A ocorrência dessa variante aumenta o risco de reinfecções e dos casos de dengue hemorrágica, forma mais agressiva da doença. Idosos e pessoas com doenças crônicas precisam ter atenção redobrada em caso de sintomas.
Sintomas
Os sinais clássicos da dengue são febre, geralmente junto com dor no corpo, dor atrás dos olhos, mal-estar e prostração.
É sinal de alarme qualquer caso de dengue que apresente um ou mais dos seguintes sinais durante ou preferencialmente após a queda da febre: dor abdominal intensa e sustentada ou sensibilidade no abdômen; vômito persistente; acúmulo de líquidos; sangramento de mucosas; letargia ou inquietação; hipotensão postural (pressão arterial baixa ao levantar-se da posição sentada ou deitada); aumento do fígado; e aumento progressivo do hematócrito (porcentagem de hemácias no sangue), com queda na contagem de plaquetas.