O pianista Lucas Tomazinho e o violinista Emanuelle Baldini fazem recital gratuito de piano e violino, neste sábado (5), no teatro Aniz Pachá (Rua Quatorze de Abril, 50 – Jardim do Bosque), em Catanduva. A apresentação requer retirada de convites na bilheteria do teatro até 1 hora antes de seu início.
O evento integra a programação do projeto Piano & Cena, produzido por Marcela e Carolina Milani, da CM Cultural, em parceria com o Conservatório Santa Cecília, com o propósito de construir um novo cenário para a música de câmara no interior de São Paulo.
O programa do recital será aberto por Thomazinho, executando “Prelúdio para piano solo”, de M. Szymanowska. Em seguida, Baldini apresenta “Dois caprichos latino-americanos para violino solo”, de A. Barbosa. Os músicos tocam juntos “Sonata op. 12 n. 1” (Allegro con brio, Tema con variazioni, Rondo: allegro), de Ludwig Van Beethoven; “Tarantella da Suíte Italienne para violino e piano”, de Igor Stravinsky; e “Sonata para violino e piano nº 1” (1º movimento), de G. Faure.
Os músicos
Lucas Thomazinho é pianista e conquistou mais de uma dezena de premiações desde os nove anos de idade, como o 1º lugar no XVIII Santa Cecilia International Competition (Portugal), o 2º lugar e o prêmio do público no I Teresa Carreño International Piano Competition (Miami). É bacharel pela Universidade de São Paulo e em 2021 obteve o Mestrado no New England Conservatory em Boston.
Emanuelle Baldini é spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), regente titular da Orquestra Sinfônica de Tatuí e membro do quarteto de cordas da OSESP. Em 2017, recebeu o Prêmio de Melhor Instrumentista da Academia Paulista dos Críticos de Artes (APCA) e em 2021 foi agraciado pelo Governo do Estado de São Paulo com a Medalha Tarsila do Amaral para seus méritos artísticos.
O projeto Piano & Cena começou em julho e se encerra com o recital deste sábado. Teve patrocínio oficial do Instituto Rodobens, de São José do Rio Preto, através da Lei de Incentivo do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal.