A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, figura no 1º lugar na classificação estadual do Programa Previne Brasil, entre municípios paulistas, com porte populacional entre 100 e 200 mil habitantes.
O Previne Brasil é o atual modelo de financiamento da atenção primária – mediante as notas é feito o repasse de verba aos municípios.
Na avaliação, Catanduva obteve nota de 9.22, referente aos serviços prestados no primeiro quadrimestre de 2023. Além disso, comparado com o quadrimestre anterior, ainda em 2022, Catanduva evoluiu nos indicadores. Em análise das primeiras posições entre as cidades no interior, Catanduva foi a que mais pontuou. Depois aparecem: 2º Santana do Parnaíba – 8,88, 3º Bragança Paulista – 8,48, 4º Itapetininga – 8,4, 5º Barretos – 8,24, 6º Pindamonhangaba – 8,13, 7º Caraguatatuba – 7,81, 8º Jaú – 7,78, 9º Araçatuba 7,76.
O resultado coloca a cidade em destaque na qualidade da atenção primária à saúde, em todo o país. Dentre os itens avaliados pelo Ministério da Saúde está o compilado de informações prestadas pela Secretaria de Saúde local: atendimento a mulheres, inclusive no período gestacional; programas de controles a hipertensos e vacinação.
Para o secretário Adriano César de Araújo, a patamar alcançado consolida a qualidade dos serviços prestados e direciona para implementação de ações. “Fazer o melhor para a população é a nossa meta. O resultado mostra que os recursos estão sendo bem aplicados. Isso nos dá uma responsabilidade maior diante do trabalho em andamento na busca por melhorias no atendimento”, destaca.
A avaliação é feita a cada quatro meses e envolve municípios em todo o país.