A Energisa Sul-Sudeste inaugurou nesta terça-feira (12) a subestação Itajobi II. Na solenidade, autoridades municipais, representantes de empresas e da comunidade vislumbraram a grandiosidade da obra que trará maior confiabilidade do sistema elétrico e qualidade na distribuição de energia em Itajobi e região.
Com investimento de R$ 17 milhões, o empreendimento tem capacidade de 30 mil kW e beneficiará diretamente 8 mil clientes, entre residências, comércios, estabelecimentos públicos e privados. Além da subestação, simultaneamente a Energisa construiu uma linha de distribuição de alta tensão de 138 mil volts, que interliga a subestação Itajobi II ao sistema elétrico da cidade.
As obras, que iniciaram no mês de março de 2023, seguiram as mais modernas técnicas de construção e todos os protocolos exigidos pela legislação ambiental e normas de segurança.
Conforme o diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste, José Adriano Mendes Silva, a obra representa um importante aumento na capacidade energética da cidade e região, ressaltando que a energia é um fator preponderante para o desenvolvimento, expansão, geração de emprego e renda.
“Estamos muito felizes com essa entrega, na certeza de que vai propiciar o desenvolvimento, atraindo indústrias, comércios, e beneficiando toda a população de Itajobi e região. Trata-se de uma subestação moderna, totalmente automatizada e telecomandada por satélites, que foi planejada ao longo dos últimos quatro anos e agora está sendo entregue com toda a qualidade e confiança que a população merece”, enfatiza.
De acordo com o prefeito Sidiomar Ujaque (Paquinho) essa inauguração representa um avanço significativo para a infraestrutura energética de Itajobi, aliada à modernização, sustentabilidade e o bem-estar da comunidade local. “O investimento não apenas garante o suprimento energético atual, mas também pavimenta o caminho para um futuro mais seguro, eficiente e próspero para todos os habitantes de Itajobi. O fornecimento de energia confiável é vital para o desenvolvimento econômico, a criação de empregos e a melhoria da qualidade de vida de nossa população. Agradeço a Energisa pela parceria e caminharmos juntos pelo mesmo objetivo, que é o progresso do município”.
Mais investimentos na região
Além dos investimentos em Itajobi, como parte do compromisso da Energisa com a região, a empresa tem atuado simultaneamente na substituição de cabos, postes, cruzetas, instalação de religadores automáticos, podas de árvores que apresentam algum risco ao sistema elétrico, entre outras melhorias e manutenções preventivas em equipamentos que são imprescindíveis para a estrutura de distribuição de energia.
Ainda conforme o planejamento da empresa, até 2025 devem ser entregues mais uma subestação de energia, a Catanduva III; melhorias e modernização nas subestações Catiguá, Catanduva I, Elisiário e Novo Horizonte; e ainda o projeto de ampliação da subestação Novo Horizonte.