19.5 C
Catanduva
domingo, março 3, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoComeça a construção das casas na área da antiga Favela Vila Itália

Começa a construção das casas na área da antiga Favela Vila Itália

O projeto de urbanização da Favela Marte deu mais um passo importante na tarde m: o início da concretagem da primeira unidade habitacional onde serão erguidas as 239 casas para os moradores da Favela Marte.

Participaram o prefeito Edinho Araújo e o presidente do CDHU Silvio Vasconcellos, que explicou o início da construção das unidades habitacionais com a colocação do concreto da chamada “fundação radier”. “Hoje estamos aqui muito felizes para fazer a primeira instalação da laje de concreto da primeira unidade habitacional diretamente no solo, conhecido como radier – um passo importante que é a colocação das lajes onde serão erguidos posteriormente os pilares de sustentação e depois as paredes de cada uma das casas e assim a concretização do projeto inovador da Favela Marte, como foi anunciado.”

A ordem de serviço foi assinada no centro do canteiro de obras pelo presidente da CDHU, pelo prefeito Edinho Araújo e também por secretários municipais, além dos representantes dos moradores Benvindo Nery e dos parceiros Amanda Oliveira (Instituto “As Valquírias”) e Nina Rentel (diretora do Instituto Gerando Falcões).

Durante o evento, o prefeito Edinho confirmou que as obras de infraestrutura da área ficarão a cargo da Prefeitura de Rio Preto e serão iniciadas brevemente pela Secretaria de Obras.

O secretário da Habitação Manoel de Jesus Gonçalves afirmou que a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Obras, está avaliando os diversos projetos já entregues aos técnicos e após aprovação pela equipe de engenheiros e licitação dos serviços se iniciam as obras de infraestrutura no local.

O secretário de Obras Israel Cestari esclareceu que assim que os projetos estiverem finalizados e aprovados, a prefeitura irá abrir as licitações necessárias para a compra de diversos serviços e assim poderá entrar na área com as obras de infraestrutura como: redes de água, esgoto, galerias pluviais, asfalto e instalação de postes para rede de iluminação pública e demais obras previstas.

A ação de reurbanização da Favela Marte é uma parceria do Estado (por meio da CDHU e Secretaria de Desenvolvimento Econômico), da Prefeitura de Rio Preto, do Instituto Gerando Falcões que juntos estarão oferecendo moradia digna, geração de renda e desenvolvimento social e digital às famílias beneficiadas.

A CDHU deverá seguir com a concretagem das casas por pelo menos nos próximos 18 meses.

O projeto de reurbanização deverá receber investimentos do Estado de São Paulo na ordem de R$ 28 milhões para transformar a antiga Favela da Vila Itália em Favela Marte 3D.

Também presentes ao evento o superintendente do Semae Nicanor Batista Jr; secretárias municipais do Meio Ambiente Kátia Penteado; de Assistência Social Helena Marangoni, diretores e técnicos da CDHU Regional e os moradores da Favela Marte.

O que é fundação radier

Radier é um tipo de fundação superficial (rasa), que descarrega as cargas da edificação por meio da resistência da base, uma vez que sua profundidade máxima é de aproximadamente três metros.

Também é conhecida como fundação em placa e pode ser explicada como uma laje de concreto que abrange toda a área de projeção da construção. Esse tipo de fundação está em contato direto com o solo, transmitindo a uma grande área do solo as cargas oriundas dos pilares e paredes.

O radier é composto por uma laje espessa de concreto armado que ocupa toda a área da edificação, conforme cálculos e projeto.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES