Dando seguimento às atividades de valorização da terceira idade, o ‘Comitê Hospital Amigo do Idoso’ do Emílio Carlos desenvolveu ações voltadas à atenção centrada nesse público. Uma das iniciativas foi o treinamento com o tema “Compreendendo as emoções e sentimentos do paciente idoso”, realizado nos dias 10 e 11 de outubro, nos setores de internação e enfermarias do HEC. Direcionado para a equipe multidisciplinar, a ação foi aplicada pela psicóloga Heloísa Laura Ardengue, integrante do comitê.
Segundo a psicóloga, o treinamento teve como principal objetivo capacitar e educar a equipe multiprofissional que presta assistência direta aos pacientes idosos hospitalizados e seus familiares. “O intuito é de promover um olhar mais empático e humanizado, compreendendo os sentimentos e emoções negativas que são manifestadas em diferentes situações”, disse ela.
Sobre a atuação da psicologia no contexto da terceira idade em fase vulnerável, como a internação hospitalar, Heloísa ressalta que a capacitação do profissional que atua na assistência amplia o conhecimento frente as situações do dia a dia, fornecendo ferramentas necessárias para a prática da empatia e qualidade no atendimento. “Esse treinamento proporcionou à nossa equipe multiprofissional melhor entendimento e compreensão frente as emoções e sentimentos manifestados pela pessoa idosa, tornando-os mais preparados para lidar com os casos”, afirmou a psicóloga.