21.1 C
Catanduva
segunda-feira, abril 15, 2024
spot_img
InícioBrasilAgronegóciosConectividade no campo eleva produção agrícola e vantagens econômicas

Conectividade no campo eleva produção agrícola e vantagens econômicas

A conectividade no campo se tornou destaque nas rodas de conversas referente ao agronegócio, já que cada vez mais o assunto vêm tendo grande relevância para o setor e produtores modernos que buscam, a partir da conexão com a internet, gerenciar a produtividade e todos os processos para que se tenha aumento da lucratividade.

Em contrapartida, segundo a pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), quase 80% das propriedades rurais no Brasil não têm acesso à internet. Buscando garantir cada vez mais de forma democrática o acesso à conectividade no campo, a empresa de tecnologia para o agronégocio Tecgraf Agro oferece o AGROCAD360.

A principal contribuição do software para contribuir com a conectividade no campo, que assegura que os dados poderão ser enviados para as máquinas sem o intermédio de um mecanismo físico, é garantir que os dados estão no formato exato que a máquina opera, como afirma um dos desenvolvedores da tecnologia, João Camelini. Além de ler e gravar dados diretamente nas soluções que os fabricantes oferecem na nuvem, como Operations Center e TAP, João acrescenta que o AGROCAD360 “realiza o planejamento integrado das operações no campo, possibilitando que elas sejam executadas em sintonia. Assim, cada veículo na frente de trabalho tem o seu planejamento individualizado dentro da operação, e este planejamento está alinhado com as tarefas das outras máquinas, o que facilita a comunicação, além de diminuir o tempo de execução e riscos de acidentes”.

Para a coordenadora de Iniciativas de Inovação no Mapa, Carolina Saraiva, durante palestra no CB.Fórum Agro 4.0, tão importante quanto a tecnologia 4.0 no campo, é a conectividade, especialmente para as áreas mais remotas. Segundo a coordenadora, se aumentar a conectividade do território de 23% para 50%, o valor bruto da produção pode aumentar em R$ 50 bilhões ao ano.

Em concordância, para Camelini, as vantagens econômicas de ter conectividade e tecnologia no campo resultam da somatória de pequenos detalhes, que antes não poderiam ser notados pelo gestor que agora podem ser monitorados em qualquer momento e de onde estiver. “De modo geral, é possível agilizar os trabalhos, evitar deslocamentos desnecessários e identificar ou mesmo antecipar problemas, pois erros podem ser corrigidos muito rapidamente. Além disso, os dados coletados durante o processo podem ser utilizados para análises visando aumentar a eficiência”, finaliza.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES