No último dia 6 de junho, no Anfiteatro Padre Albino, foi realizado o I Simpósio Interdisciplinar de Saúde Coletiva para professores e alunos da graduação dos cursos de Farmácia e Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa. O objetivo foi abrir diálogo sobre a importância da interdisciplinaridade na área da saúde, colocando o foco centrado no paciente em relação à sua saúde.
A Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, pró-reitora de Ensino de Graduação, Extensão, Assuntos Comunitários e EAD abriu o evento, encerrado pela professora e coordenadora do curso de Farmácia Profa. Dra. Sheila Cristina Monteiro Paiva Freitas. A mesa composta por Ronaldo Gonçalves, farmacêutico, coordenador de assistência farmacêutica e ex-secretário de saúde do município de Catanduva, Dr. Luiz Gustavo Cunha, médico de Família e Comunidade em Unidade Básica de Saúde, e Tiago Silva, enfermeiro, coordenador técnico na Associação Mahatma Ghandi. Os alunos da Liga Acadêmica de Farmácia, do curso de graduação da Unifipa, foram responsáveis pela organização do evento.
“Em equipe multidisciplinar há envolvimento de vários profissionais, mas de forma fragmentada e independente. Quando há interdisciplinaridade todos trabalham em conjunto colaborativamente pelo bem do paciente, visando promover e restaurar a sua saúde ou ainda na prevenção de danos. Isso acontece quando um profissional não se sobrepõe ao outro, existindo preocupação em cuidar e tratar, o que só é possível com mudança de paradigmas e olhar na saúde do paciente”, explicaram as professoras Andreia e Sheila.
Fonte: Assessoria FPA