O histórico de consumo de energia de uma empresa de plásticos, em Catanduva, chamou a atenção das equipes da Energisa. As suspeitas foram confirmadas mediante uma inspeção realizada no local nesta sexta-feira (15), quando os profissionais da Energisa constataram uma fraude no sistema de medição de energia da empresa. Foram desviados 70.256 kWh de energia, o que seria suficiente para abastecer 351 casas populares.
De acordo com Renan Felix Fernandes Souza, coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa Sul-Sudeste, faz parte da rotina das equipes monitorar o comportamento de consumo de energia elétrica dos clientes. Além dos profissionais especializados, a área tem o aporte de um sistema de inteligência artificial e, diante de casos suspeitos, são realizadas inspeções para confirmar se são fraudes, furtos de energia ou algum problema técnico no sistema de medição do cliente.
“Esse monitoramento é indispensável para que nossas equipes possam atuar de maneira assertiva. No caso dessa empresa de Catanduva, o baixo consumo de energia, não condizente para a atividade comercial do local, confirmou-se pela fraude, ou seja, fizeram uma manipulação na chave de aferição, o que reduzia a contagem do consumo e ainda colocava a segurança do sistema elétrico e das pessoas do local e da vizinhança em risco”.
Por questões de segurança, assim que confirmaram a irregularidade no medidor da empresa, as equipes da Energisa interromperam o fornecimento de energia no local, já que qualquer intervenção no sistema de distribuição de energia pode provocar curto circuito, choque elétrico e até incêndios de grandes proporções. Também foi registrado um Boletim de Ocorrência para que sejam tomadas as medidas cabíveis conforme determina o Código Penal.
Na região
Só na região de Catanduva, de janeiro até agora, os profissionais da Energisa Sul-Sudeste realizaram 941 inspeções, das quais foram confirmadas 189 irregularidades de desvio de energia por meio de ligações clandestinas e adulteração de medidores.
Para se ter uma ideia dos prejuízos, as irregularidades somaram 1,1 milhão kWh de energia, o que seria suficiente para abastecer 5.668 casas, com consumo médio de 200 kWh, durante um mês.
Impacto na comunidade
Uma vez que os furtos e fraudes na rede impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, é essencial que a população auxilie no combate a esses crimes.
A denúncia pode ser feita nos canais de atendimento da companhia, e a identidade do denunciante é mantida em total anonimato. Basta acessar www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou falar gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.