28.4 C
Catanduva
domingo, novembro 24, 2024
spot_img
InícioDestaquesEnergisa encontra fraudes de energia em 10 estabelecimentos comerciais da região

Energisa encontra fraudes de energia em 10 estabelecimentos comerciais da região

Durante duas semanas, as equipes especializadas da Energisa Sul-Sudeste estiveram empenhadas em uma nova operação de combate ao furto e fraude de energia na região de Catanduva. A concessionária, que atende 15 cidades na região, reforçou as equipes em inspeções nas cidades de Catanduva, Borborema, Itajobi, Nova Aliança, Novo Horizonte, Tabapuã e Urupês.

Somente nessas localidades foram realizadas 132 inspeções e identificadas irregularidades em dez estabelecimentos comerciais e uma indústria que, sozinha, desviou mais de 51 mil kWh, totalizando um prejuízo financeiro de R$ 44 mil. Além disso, as equipes constataram ligações clandestinas e adulterações de medidores em imóveis residenciais, nas áreas urbana e rural desses municípios.

“Nessa operação confirmamos 54 irregularidades entre furtos e fraudes de energia, ultrapassando 449 mil kWh de energia elétrica desviada na região. É um número alto, que comprova a ousadia de algumas pessoas que, para executar uma ligação clandestina, colocam em risco a própria vida e de seus vizinhos”, afirma Renan Felix Fernandes Souza, coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa.

O risco à segurança está, principalmente, no fato de que essa prática criminosa costuma ser realizada por quem não tem conhecimento técnico e nem autorização para acessar o sistema elétrico de distribuição, podendo causar um curto-circuito, incêndios de grandes proporções, além da interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas.

Uma vez que o furto e a fraude de energia são crimes previstos no Código Penal, ao confirmar a irregularidade no local, as equipes da Energisa acionam a Polícia Civil para lavrar um boletim de ocorrência. O responsável pelo imóvel responde criminalmente e o fornecimento de energia é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada.

Por esse motivo, a Energisa orienta à população que, em casos de suspeitas de furto de energia, denuncie. “A identidade do denunciante é mantida em total anonimato, seja na denúncia pelo telefone 0800 70 10 326 [ligação gratuita] ou no site energisa.com.br”, garante Renan.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES