O Hospital Padre Albino enviou sua equipe multiprofissional do setor de Hemodiálise para participar do 10º Encontro Regional das Unidades de Diálise com o Centro de Transplante Renal de São José do Rio Preto. O encontro aconteceu paralelo ao das Comissões de Doação e Transplantes de Órgãos, realizado no sábado (18 de maio), no Centro de Convenções da Famerp – Faculdade de Medicina de Rio Preto.
O principal objetivo do evento foi a apresentação, pelo Hospital de Base de Rio Preto, da plataforma digital que vai melhorar o atendimento de 3 mil pacientes de diálise e sua inscrição na fila por transplante de rim. A nova tecnologia irá integrar as equipes das 19 unidades de diálise com os profissionais do HB. “O uso destas tecnologias, como a plataforma e a telemedicina, irá possibilitar maior integração entre nossa equipe transplantadora e os profissionais das unidades de diálise da região, agilizando o processo de avaliação pré-transplante e resultando na inscrição de mais pacientes na lista de espera por transplante”, afirma a médica nefrologista do HB, Ida Maria Maximina Fernandes Charpiot.
Reunindo cerca de 200 profissionais, a equipe do Hospital Padre Albino aproveitou o encontro para aprimorar a assistência no setor de Hemodiálise. “Tivemos apresentação dos dados atualizados das diálises e transplante renal da região, casos clínicos para melhor manejo e encaminhamento desses pacientes, bem como propostas de melhorias que buscam facilitar e agilizar o processo de inclusão em fila de transplante, no caso, a nova plataforma de teleatendimento. Tudo isso para melhorar nossa assistência dentro do hospital”, avaliou a psicóloga Vitória Aparecida Betussi, da equipe multidisciplinar do HPA.
Com a cooperação das equipes de hemodiálise e CIHDOTT das unidades da região, no ano passado o Hospital de Base registrou aumento recorde no número de transplantes de rins, saltando para 124 procedimentos.