22.2 C
Catanduva
quarta-feira, dezembro 6, 2023
spot_img
InícioCulturaEspetáculo musical dedicado à Brenda Lee marca a reta final do FIT...

Espetáculo musical dedicado à Brenda Lee marca a reta final do FIT Rio Preto 2023

Pioneira da luta contra a aids no Brasil e figura referencial da militância de travestis e transexuais, Brenda Lee (1948-1996) tem sua trajetória reverenciada na mais recente e premiada produção do Núcleo Experimental, de São Paulo. O espetáculo musical “Brenda Lee e o Palácio das Princesas” marca a reta final do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), com apresentações nesta sexta e sábado (28 e 29/7), às 21h, no Teatro Municipal Paulo Moura.

Pernambucana radicada em São Paulo, Brenda Lee acolheu travestis e transexuais infectadas pelo vírus HIV nos anos 1980, época em que os estigmas eram latentes, afetando diretamente a comunidade LGBTQIAPN+. A ativista fundou a primeira casa de apoio para pessoas com HIV/aids do Brasil, o Palácio das Princesas, trabalho que lhe fez ser considerada “anjo da guarda das travestis”.

O musical – que rendeu ao Núcleo Experimental o prêmio de melhor espetáculo teatral de 2022 da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e à Verónica Valenttino o Shell de Melhor Atriz e o Bibi Ferreira de Revelação em Musicais – narra a trajetória de Brenda Lee e de cinco de suas “filhas” em meio à epidemia de aids e à perseguição policial à comunidade trans na capital paulista.

Para Verónica, que vive Brenda Lee no palco, o musical é um marco histórico da representatividade trans no Brasil, já que o elenco é composto em sua maioria por artistas trans, ocupando um espaço que lhes foi historicamente negado dentro da arte e da cultura. Afinal, o Brasil ainda é o país que mais violenta e mata travestis e transexuais no mundo e, aqui, a aids ainda é um problema de saúde repleto de estigma e preconceito.

Trajetória do grupo
O Núcleo Experimental é um grupo de artistas que, desde 2005, se dedica a explorar novos autores e repensar os clássicos. Focando na busca de excelência artística, na formação e aperfeiçoamento de seus atores e na opção por textos que dialoguem com a sociedade contemporânea, uma de suas vertentes é, também, explorar a relação entre a música e o teatro.
O trabalho do coletivo paulistano é pensado como uma plataforma para aquilo que a cultura pode oferecer de melhor ao povo de uma comunidade: entretenimento aliado à inteligência, debate de ideias aliado ao prazer, experiência estética aliada a uma responsabilidade social.

Entre as montagens que marcam a história do Núcleo Experimental estão “Senhora dos Afogados” (2007), “O livro dos monstros guardados” (2009), “As troianas – Vozes da guerra” (2009), “Bichado” (2012), “Universos” (2013), “Urinal – O Musical” (2015), “Romeu e Julieta – De almas sinceras à união sincera nada há que impeça” (2015) e “Cabaret dos Bichos” (2022).
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo. Parceria com o Sesi São Paulo e apoio institucional do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil.

Brenda Lee e o Palácio das Princesas
Núcleo Experimental | São Paulo/SP

Ficha técnica
Dramaturgia e letras: Fernanda Maia
Direção e figurinos: Zé Henrique de Paula
Direção musical, música e preparação vocal: Rafa Miranda
Elenco: Verónica Valenttino, Olivia Lopes, Tyller Antunes, Andrea Rosa Sá, Elix, Leona Jhovs e Fabio Redkowicz
Orquestra: Rafa Miranda (piano), Juma Passa (contrabaixo), Rafael Lourenço (bateria) e Carlos Augusto (guitarra e violão)
Design de som: João Baracho
Preparação de atores: Inês Aranha
Coreografia: Gabriel Malo
Iluminação: Fran Barros
Cenografia: Bruno Anselmo
Visagismo: Diego D’urso
Coordenação de produção: Laura Sciulli
Microfonização: Patricia Assad
Técnica Sonora: Julia Neves

Classificação indicativa: 12 anos | Duração: 140 minutos | Data: 28 e 29/07 | Horário: 21h | Local: Teatro Municipal Paulo  Moura | 916 lugares
Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia-entrada: aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública, trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e seus dependentes, classe teatral rio-pretense credenciada e participantes do Festival com crachá de identificação) | Venda online no site fitriopreto.com.br, no app Credencial Sesc SP ou no site Central de Relacionamento Digital (centralrelacionamento.sescsp.org.br) e venda presencial nas bilheterias do Sesc em todo o estado de São Paulo

Serviço:
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO 2023

20 a 29 de julho, em São José do Rio Preto (SP)

Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo
Parceria: Sesi São Paulo
Apoio institucional: Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais de Artes Cênicas do Brasil

Programação completa no site: fitriopreto.com.br

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES