O sistema de monitoramento da área central de Rio Preto ganhou mais um ponto de visão nesta semana. As equipes da Empro e das secretarias de Segurança Pública, de Trânsito e Transportes e de Desenvolvimento Econômico concluíram a instalação de uma câmera do tipo PTZ – com giro em 360° e zoom ampliado de alta definição – no cruzamento das ruas Bernardino de Campos e Prudente de Moraes.
Com o novo equipamento, ficará ainda mais prático para a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar agirem preventivamente na identificação de situações de risco e, com isso, será ampliada a segurança no local.
“Já fizemos a instalação de nove câmeras em um projeto que contempla 16 equipamentos. Agora estamos com um processo de licitação aberto para aquisição de mais sete, concluindo assim o sistema de monitoramento do quadrilátero”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luís de Souza.
Todas essas câmeras enviarão suas imagens, simultaneamente e em tempo real, para a Central de Monitoramento e para o ônibus de monitoramento móvel da corporação. Desses locais, agentes da GCM fazem a observação preventiva e acionam o patrulhamento motorizado em caso de ocorrências, o que potencializa a possibilidade de sucesso na abordagem.
As imagens também ficarão a disposição do monitoramento realizado pela Polícia Militar e poderão ser solicitadas, a qualquer tempo, pela Polícia Civil para o esclarecimento de quaisquer ocorrências naquela região.