O Governo Federal aprovou o repasse de R$ 104 milhões para a construção do Aeroporto Internacional em Olímpia. O valor foi contemplado no Orçamento da União para 2024, cujo Projeto da Lei Orçamentária Anual foi votado e aprovado pelo Congresso Nacional, na sessão da última sexta-feira, dia 22.
Em setembro, a Prefeitura formalizou a aquisição da área com a assinatura da compra com a empresa responsável pelo terreno, após o prefeito Fernando Cunha ter conseguido junto ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a certidão de regularização da área.
O local de implantação do futuro aeroporto corresponde a uma área de mais de 200 hectares de terra, localizada às margens da Rodovia Assis Chateaubriand, no imóvel rural denominado “Cruz Alta”, nas fazendas “Olhos D’Água” e “São Domingos”, entre Olímpia e São José do Rio Preto, sendo uma das maiores áreas destinadas à construção de Aeroportos de todo o interior paulista.
Com outorga de concessão de 35 anos autorizada pela União, por meio da Secretaria Nacional de Aviação, em 2021, a proposta do aeroporto de Olímpia atende os estudos de viabilidade, contratados pela Prefeitura, que mostram uma projeção regional para um horizonte até 2038, considerando a necessidade de ampliação da capacidade atual do aeroporto de São José do Rio Preto e um fluxo futuro estimado em mais de 6 milhões de visitantes em Olímpia. Com uma pista de mais de 2 mil metros de extensão, apropriada para aviões de grande porte, a expectativa é de que o aeroporto tenha capacidade para cerca de 500 mil operações por ano, podendo receber, futuramente, até voos da América Latina.