O Hospital Unimed São Domingos de Catanduva registrou na manhã desta segunda-feira, 7, mais uma captação de órgãos. A paciente, de 47 anos, teve morte encefálica no início da noite de domingo, devido a um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Ela estava internada desde o dia 4 de novembro.
A família autorizou a doação de órgãos. Foram captados rins, córneas e o coração, que será processado para utilização das válvas cardíacas (o órgão pode ajudar a salvar até duas crianças). Ao todo, a doação pode salvar até oito pessoas. A captação foi realizada pela equipe do HUSD e do Hospital de Base, de São José do Rio Preto.
De acordo com o coordenador médico da Unidade de Terapia Intensiva e presidente da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do hospital, José Braz Cotrim, a doação é um ato de amor ao próximo.
Esta é a quarta captação múltipla de órgãos na unidade. A primeira foi no dia 28 de abril, com a captação de fígado, rins, córneas, válvulas cardíacas e membros inferiores. A segunda foi registrada no dia 27 de maio, com a captação de rins, córneas e fígado e a terceira, em 31 de agosto.