21.1 C
Catanduva
domingo, abril 14, 2024
spot_img
InícioCatanduvaÍndice de infestação de larvas do Aedes cai para 1,6%

Índice de infestação de larvas do Aedes cai para 1,6%

A Prefeitura de Catanduva, por meio da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) concluiu a Avaliação de Densidade Larvária (ADL). O levantamento aponta que houve redução na concentração de larvas do Aedes aegipty em julho, em comparação com a amostragem anterior.

O índice baixou de 4,9% (abril/2023) para 1,6% (julho/2023) – bem perto do percentual considerado aceitável pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de 1%.

Apesar do recuo nos indicadores, o município permanece em estado de alerta quanto a possíveis casos de dengue, chikungunya e outras doenças transmitidas pelo mosquito.

Para chegar ao atual resultado da avaliação, os agentes de endemias percorreram 6.284 imóveis. Desses, 3 mil estavam abertos para visita e 3.284 foram encontrados fechados no momento da inspeção.

Os bairros com maior quantidade de larvas encontradas foram: Higienópolis, Jardim Bela Vista, Morada dos Executivos, Novo Tarraf, Glórias I e VI, Colina do Sol e Residencial Maria Luiza Peres de Faria.

Das amostras coletadas, os principais criadouros identificados foram ralos internos e externos, piscinas, vasos de planta, baldes, pneus, garrafas pets, dentre outros.

A partir do resultado, a EMCaa fará planejamento das ações para execução posterior, levando em conta os bairros com maior quantidade de larvas e tipos de recipientes predominantes.

A EMCAa pede apoio da população ao trabalho desenvolvido. O Disk-Dengue 3531-9200 está disponível para agendamentos e denúncias pertinentes ao assunto durante todo o ano.

O setor pede a colaboração da população no recebimento dos agentes de endemias e a procura para agendamento de visitas em caso de recebimento da notificação em residência fechada. Cabe ao munícipe redobrar ações de retirada e controle de locais que acumulam água dentro das residências, além de possibilitar a entrada dos agentes de endemias e comunitários.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES