O projeto “Kart Terapia”, realizado até a próxima sexta-feira, dia 10, no Centro Regional de Eventos, está proporcionando novas vivências a crianças com deficiência, que têm a chance de experimentar a emoção de andar em um veículo originário de uma modalidade automobilística.
Organizado por Ricardo Souza, o projeto utiliza um kart projetado para dois passageiros e tem a participação do piloto Eugene Daniel Gentsch, originário dos Estados Unidos e conhecido pelo nome que lhe trouxe títulos em diversas modalidades do motocross brasileiro e fama por suas acrobacias em duas rodas: Gene Fireball.
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, acompanhou a abertura dos trabalhos.
“É uma parceria público-privada que promove algo importantíssimo: inclusão para as nossas crianças. Fico muito feliz de participar e parabenizo todos os envolvidos”, diz o prefeito, que contou com a Secretaria de Esporte e Lazer do município para viabilizar a iniciativa.
Uma das principais características do projeto é proporcionar aos participantes sensações proprioceptivas, relacionadas à percepção e sensibilidade em relação ao próprio corpo e suas partes, considerando posição, deslocamento, equilíbrio e peso. Os realizadores dizem ainda que a vivência trabalha emoções, sensações, raciocínio, socialização, concentração, trabalho em equipe, espírito competitivo e de respeito ao próximo.