Mil e setenta e sete casos de dengue foram registrados em Catanduva esse ano, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde. Sessenta e seis pessoas apresentaram sintomas da doença e ainda aguardam resultados de exames.
Para evitar uma nova epidemia, vistorias a imóveis, bloqueios para eliminação de criadouros, verificação de denúncias e nebulização em regiões específicas da cidade, continuam sendo realizadas. Denúncias e agendamento de visitas podem ser feitos através do telefone 3531-9200.
Alerta
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. Nos casos sintomáticos pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.
A primeira manifestação é a febre, geralmente acima de 38ºC, de início súbito e duração de dois a sete dias, associada à cefaléia, cansaço, mialgia, artralgia, dor retro-orbitária ou exantema. Com o declínio da febre (entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas), grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente. No entanto, alguns podem evoluir para a fase crítica da doença, iniciando com sinais de alarme.
A dengue pode evoluir para remissão dos sintomas, ou pode agravar-se, exigindo constante reavaliação e observação, para que as intervenções sejam oportunas e os óbitos não ocorram.