O Ministério da Saúde, através de portaria publicada no dia 20 de dezembro último, aprovou projeto da Fundação Padre Albino, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), no valor de R$ 680.033,48, para aplicação no projeto ‘Ampliar e aperfeiçoar o atendimento prestado a pessoa idosa com deficiência física’, que será desenvolvido no Hospital Emílio Carlos, com prazo de 24 meses.
O projeto de fisioterapia geriátrica, que vai atender pacientes com 60 anos ou mais, tem por objetivo promover estímulo para mobilidade da pessoa idosa que apresenta sinais de fragilidade, como distúrbios de marcha, redução de força muscular, fadiga, quedas e alterações no equilíbrio e coordenação, com foco no envelhecimento ativo e inclusão social com cidadania e dignidade.
As pessoas idosas fazem parte de um grupo populacional que está crescendo em todo o mundo, devido a avanços significativos na medicina e ao aumento da expectativa de vida. No Hospital Emílio Carlos, que recentemente obteve o Selo Pleno do Hospital Amigo do Idoso, a pessoa idosa representa aproximadamente 60% dos pacientes atendidos.
A coordenadora de Reabilitação da Fundação, Keity Guim, ressalta que com o incentivo desse projeto “pretendemos promover estímulo para mobilidade da pessoa idosa com sinais de fragilidade no período pós-internação e aos demais idosos que passam por atendimento nos ambulatórios médicos, através da oferta de acompanhamento fisioterapêutico em caráter ambulatorial”. De acordo com Keity, “ainda hoje não existem tratamentos medicamentosos específicos para tratamento desta síndrome. Exercícios físicos seguem como uma das melhores opções, realizados por fisioterapeutas, a fim de aumentar a massa muscular e, com isso, criando condições para promover autonomia/funcionalidade, integração e participação efetiva na sociedade”.
O diretor Administrativo e Financeiro da FPA, Heliton Benetelli, informou que para a execução desse projeto, que tem duração de dois anos, serão adquiridos mais de 20 equipamentos e contratados mais quatro fisioterapeutas. Heliton salientou a importância da aprovação do projeto para Catanduva e para os 18 municípios atendidos pelo Hospital Emílio Carlos. “Esse projeto vai atender exclusivamente pessoas idosas e com ele faremos a 28 atendimentos diários, 140 semanais com até 7 pacientes por horário e 1.980 mensais”, acrescentou Heliton. “O total previsto para 21 meses apenas com a execução projeto PRONAS/PCD será de 5.580 vagas e 41.580 atendimentos”, comemorou.
O gerente de Captação de Recursos da Fundação, Julio Cesar Luiz, ressaltou a importância dessa conquista para a Fundação Padre Albino e explicou que empresas com lucro real podem aportar 1% do imposto de renda devido para o projeto. “As empresas interessadas devem entrar em contato pelos telefones 17-3311 3365 e whatsapps 17- 99789.7859; 17- 99789 8343”.
O Ambulatório de Fisioterapia do Hospital Emílio Carlos realiza atendimentos de segunda a quinta-feira das 7 às 17 h e de sexta-feira das 7 às 16 h. Atualmente, o Serviço não disponibiliza agenda específica para atendimento com foco na promoção e reabilitação da pessoa idosa.