A Guarda Civil Municipal de Rio Preto colocou no ar um novo sistema on-line para registro de acidentes de trânsito ocorridos em vias municipais. O serviço Declaração de Acidente de Trânsito sem vítimas (DAT) está disponível pelo endereço www.riopreto.sp.gov.br.
Para ter acesso, basta o internauta acessar o link dat.riopreto.sp.gov.br/declarante/declaracao ou digitar a palavra “declaração” no campo de busca da página principal. O serviço aparecerá entre as primeiras opções encontradas.
A ferramenta é válida apenas para casos de acidentes sem vítimas que ocorrerem em vias de responsabilidade do município.
O registro é considerado importante para o acionamento do seguro veicular e ainda para a composição de eventual processo judicial para reparação de danos materiais.
Nos casos de ocorrências com vítimas, o boletim de ocorrência precisa ser registrado na Polícia Civil.
A iniciativa é resultado de parceria da corporação municipal com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que já oferece a plataforma para registro de acidentes sem vítima em rodovias federais.
“Umas das vantagens dessa parceria é que os dados inseridos produzirão estatísticas úteis na criação de políticas de segurança viária”, afirma Willians Caires, especialista em engenharia de tráfego da Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança de Rio Preto.
Todo DAT preenchido será validado por um agente da Guarda Municipal. Caso os dados estejam corretos, o registro ficará disponível ao usuário para impressão.