23.2 C
Catanduva
quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img
InícioBrasilAgronegóciosMovimento Nacional de Produtores e Sangradores da borracha recebe apoio da deputada...

Movimento Nacional de Produtores e Sangradores da borracha recebe apoio da deputada Beth Sahão

O Movimento Nacional de Produtores e Sangradores da Borracha Natural (M.N.P.S.) se reuniu com a deputada estadual Beth Sahão (PT), para apresentar as demandas do setor, sendo a principal delas o aumento na alíquota do imposto sobre a importação da borracha natural de 3,2% para 35%.

O encontro foi realizado na quinta-feira (9), em Catanduva, interior paulista. Produtores e sangradores sensibilizaram a deputada ao expor a atual situação que o setor enfrenta ao competir com países internacionais no mercado da borracha natural, além de problemas como alto custo de produção e baixo valor recebido pelo quilo do látex.
Um dos pedidos feitos à deputada estadual é pela articulação de uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o assunto.

Beth Sahão disse que o Movimento possui uma causa justa, ressaltando que pretende facilitar o diálogo do setor com o governo federal. “Vamos fazer um esforço grande para conseguir conversar com o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento, os dois órgãos que cuidam dessas alíquotas. Assim, podemos fazer com que eles entendam que é preciso aumentar essa taxa de importação da indústria para valorizar os produtores nacionais’’, disse.
A deputada reforçou que colocar o setor em evidência nas pautas governamentais será fator chave para a resolução das problemáticas expostas.


“A minha ideia é dar mais visibilidade ao problema. Penso em fazer uma audiência pública na Assembleia Legislativa, por exemplo. Chamar representantes dos ministérios para participar, além de produtores e sangradores. Acho que isto é fundamental’’, explicou. “Nosso primeiro encontro foi ótimo. Com este apoio político, podemos ajudar os
produtores brasileiros”, afirmou o produtor de borracha natural, Mário Miranda, um dos responsáveis pelo encontro. “A classe está sofrendo muito e o sangrador necessita dessa ajuda. Então, pensamos nesta reunião como um ótimo início’’, completou Natalino Freitas, sangrador de seringueira e também responsável pelo Movimento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES