O Hospital de Base (HB) de Rio Preto realizou mais uma ação de conscientização da campanha Outubro Rosa. Foi no dia 09 de outubro, segunda-feira, no Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, da Prefeitura.
A ação, coordenada pela diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco, em parceria com a Secretaria da Saúde de Rio Preto, teve como foco conscientizar pessoas transexuais, com 40 anos ou mais, sobre a importância de realizar a mamografia e prevenir o câncer de mama.
“As pessoas transexuais nesta faixa etária, que possuem mama, inteira ou parcial, ou façam uso de hormônios femininos devem também realizar a mamografia”, explicou a coordenadora do serviço de mamografia, a mastologista Dra. Silvia Perea.
Durante a ação foram distribuídos panfletos com orientações, além de fazer o agendamento de mamografias. Um café da tarde também foi oferecido às pacientes que passavam por atendimento no Complexo.
“Escolhemos locais e entidades onde poderíamos levar orientações importantes sobre câncer de mama, aproveitando para já agendar os exames. O HB dispõe de todos os recursos para fazer o tratamento, desde a mamografia até cirurgias e reconstrução mamária”, afirmou a diretora Dra. Amália Tieco.
Campanha
A campanha Outubro Rosa deste ano do Hospital de Base, intitulada “respeito com você, por você”, busca levantar a discussão com novos públicos que também precisam realizar mamografia regularmente.