29.9 C
Catanduva
sábado, novembro 23, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoOuvidoria da Educação recebe 403 manifestações no 1º semestre de 2023

Ouvidoria da Educação recebe 403 manifestações no 1º semestre de 2023

Canal de atendimento direto vinculado à Ouvidoria Geral do Município, com o objetivo de promover a escuta ativa dos munícipes, a ouvidoria da Educação registrou 403 manifestações no primeiro semestre de 2023. Contatos feitos por telefone ficaram com 62%, a plataforma digital Fala.BR representou 26% das demandas, e-mail 8%, WhatsApp 3%, enquanto o presencial encerrou o semestre com apenas 1%.

Em 2022 a Secretaria de Educação registrou 459 manifestações no ano inteiro. Ou seja, proporcionalmente, houve aumento na média mensal em 2023 — média de 67 registros mensais até o momento neste ano contra 38 na média mensal do ano passado.

De acordo com a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, o aumento do número de registros ocorreu devido ao plano de divulgação do serviço: “A ouvidoria é o melhor canal para acolher o usuário dos serviços públicos, e para a gestão é importante para identificar cenários e definir ações estratégicas.”

Nos primeiros seis meses do ano, as reclamações correspondem a 33% do total, ou seja, 133 de 403 atendimentos. De todas as manifestações recebidas 91% foram atendidas, o que significa 368 chamados resolvidos, o restante, 9% (35 registros), estão em fase de atendimento.

Os números registrados diante da complexidade e do tamanho da pasta, que tem a obrigação de zelar por 40 mil crianças matriculadas na rede, cerca de 2.250 profissionais entre professores, coordenadores e diretores e ainda mantém 139 escolas municipais funcionando com qualidade, provam a eficiência do trabalho desenvolvido na SME.

O atendimento conta com uma funcionária exclusiva para garantir que as manifestações sejam registradas e tratadas adequadamente e é desenvolvido em cumprimento ao que estabelece o Decreto Municipal 19.230/22 e ao artigo 14, inciso II, da Lei Federal nº 13.460/17, que instituiu o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

“A ouvidoria é uma ponte entre o munícipe e os vários departamentos e gerências da Secretaria de Educação que ajuda a identificar as demandas pontuais que surgem no dia a dia da rede”, explica Carolina Santos Costa, responsável pela seção.

Na ouvidoria da Educação, as manifestações mais frequentes estão relacionadas à organização escolar (39%), tais como o horário de abertura do portão, a forma como a criança é acolhida na entrada e sobre profissionais (16%).

Já as manifestações relacionadas a vagas em creches (15%) tratam do tempo de espera entre a inscrição e o atendimento do pedido. Quanto à infraestrutura (15%), às manifestações tratam da solicitação de manutenção predial em geral e, por último, sobre transporte (5%).

Além das medidas práticas, a ouvidoria é reconhecida pela secretaria como uma ferramenta de gestão, que auxilia na melhoria dos serviços prestados à sociedade.

As atividades de ouvidoria da Prefeitura de Rio Preto são realizadas pela Ouvidoria Geral do Município, órgão central vinculado à Secretaria Municipal de Comunicação. Neste sistema, existem as ouvidorias setoriais, como é o caso das secretarias da Educação, Saúde, Transporte Público e Guarda Municipal.

SERVIÇO:

Ouvidoria da Educação
Disque-Ouvidoria Educação/WhatsApp – (17) 3211-4000
Segunda-feira a sexta-feira das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas
E-mail: ouvidoria@educacao.riopreto.br

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES