O Pint of Science Brasil será realizado pelo segundo ano consecutivo em Catanduva. Trata-se de um festival que une ciência e descontração em ambientes como bares e restaurantes. Realizado de forma simultânea em várias cidades do mundo, o Festival deste ano será nos dias 13, 14 e 15 de maio.
“O principal objetivo é aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. Queremos estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida”, explica Izabela Guerra, uma das responsáveis pela realização do Festival na cidade.
Assim como no ano passado, o “Pint of Science” de Catanduva acontecerá na Spell Cervejaria, que fica na rua Pirajuí, 82, Jardim Soto. Três atividades foram agendadas e os interessados podem participar gratuitamente.
No dia 13 (segunda-feira) a Profª Drª Ana Paula Polacchini, do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) discutirá o tema “Liberdade por aí: Direitos, cidadania e banalidade do mal”. O evento começa às 19h e termina às 21h.
No dia 14 (terça), a Prª Drª Ana Paula Girol, Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), palestra o tema “A importância da arte no ensino na área da saúde”. O encontro também será das 19h às 21h.
Na última noite do Festival (quarta, dia 15), a palestra será com a Profª Drª Luciana Cividatti Braguetto, do Instituto Federal de São Paulo. Ela irá abordar o tema “Bela, empoderada e no bar – Representatividades e políticas públicas”. O evento também começa às 19h e segue até às 21h.
“Em um mundo pós-Covid, a importância de discutir ciência se torna mais fundamental do que nunca. A pandemia destacou a necessidade urgente de compreensão científica, informação precisa e colaboração global”, comenta o coordenador nacional do evento, Luiz Almeida.
O Festival surgiu em 2012, com pesquisadores do Imperial College London, que organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores, levando aos laboratórios pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar que tipo de pesquisa estavam realizando.
Este ano, 179 cidades do Brasil terão programação do Festival nos três dias de evento. A expectativa dos organizadores é que 25 mil pessoas participam do Pinto of Science 2024.