Professores da Rede Municipal de Catanduva realizam manifesto para cobrar o pagamento do piso nacional para a categoria. A ação acontece no próximo sábado, dia 30, a partir das 10 horas, na Praça da Matriz.
O movimento dos professores tem dois objetivos: o primeiro é cobrar o reajuste de 33%, autorizado pelo Ministério da Educação, e que ainda não foi repassado pelo prefeito Osvaldo de Oliveira Rosa.
O segundo objetivo édefender que o projeto que vai reestruturar a Educação seja feito à parte, para não atrapalhar uma reestruturação do quadro de servidores públicos, que segue em estudo pela prefeitura. Esse tema, inclusive, tem sido alvo de Fake News.
Importante destacar que o movimento, que tem o apoio da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), é apartidário.
CRISE
A crise na Educação se arrasta desde o começo do ano. Os professores defendem o pagamento do piso nacional, que é garantido por lei. Por outro lado, o prefeito Osvaldo apresentou um cálculo que soma o abono do Fundeb, que é uma gratificação, como parte do salário para atingir o novo piso. Sem acordo, uma paralisação da categoria não está descartada.