A Câmara de Catanduva aprovou o projeto de lei de autoria do vereador Marquinhos Ferreira que autoriza a prefeitura a conceder transporte público gratuito aos estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
“Como representante do povo, sempre acreditei no poder transformador da educação e na importância de oferecer oportunidades iguais a todos os jovens. Sabemos que o ENEM é uma etapa crucial na vida dos estudantes, abrindo portas para o ensino superior e para um futuro promissor. No entanto, muitos alunos enfrentavam dificuldades em custear o transporte até os locais de prova. Com essa nova lei, estamos garantindo que nenhum jovem seja impedido de realizar o exame por questões financeiras”, explica o vereador.
Este ano o ENEM será realizado em dois domingos consecutivos: dias 5 e 12 de novembro.
No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática.
Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12 horas e o fechamento às 13. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19 horas e no dia 12 de novembro, às 18h30.
Exame
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no país. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame para selecionar estudantes.
Os resultados do Enem são utilizados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.