19.5 C
Catanduva
domingo, março 3, 2024
spot_img
InícioCatanduvaQueda de temperatura provoca redução na doação de sangue

Queda de temperatura provoca redução na doação de sangue

Com a queda das temperaturas e a proximidade do Inverno, o número de doações de sangue no Hemonúcleo de Catanduva tende a reduzir ainda mais. De acordo com o enfermeiro da unidade, Wellington Coquelet, desde o período que antecede o inverno é muito comum aumentar o número de pessoas com sintomas gripais, o que impede a realização da doação.

“Recomendamos que as pessoas que estejam bem de saúde procurem o Hemonúcleo e nos ajude a manter o estoque”, ressaltou.

Coquelet aponta que o Banco de Sangue já apresenta queda de 50% em seu estoque. A redução vem sendo observada principalmente para o tipo sanguíneo com fator RH negativo (O, A, B), mas também há falta do B+ (positivo).

A esteticista Andreza Martinez de Paulo se sente grata por todos aqueles que doam sangue. Ela é mãe de Davi Martinez de Paulo, de 6 anos, que desde os 4 meses de vida passa por procedimento de transfusão no Hospital Unimed São Domingos a cada 15 ou 20 dias. “O Davi tem “Talacemia Major”, ou anemia de Cooley. É uma forma grave da doença que provoca anemia profunda e outras alterações orgânicas importantes, como o aumento do baço, atraso no crescimento e problemas nos ossos”, explicou a mãe.

Atualmente, de acordo com a mãe, Davi está forte e saudável, porém continua dependendo das doações de sangue. “Somos gratos a essas pessoas, pois sem elas meu filho já não estaria mais aqui comigo”, afirmou. 

Cooperada e hematologista da Unimed Catanduva, Ana Carolina Doti ressalta que doar sangue é um ato de solidariedade e que o doador pode salvar, indiretamente, até quatro vidas. “De um bolsa de sangue total podem ser aproveitados o concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e o criopreciptado (reposição de proteínas plasmáticas)”, explicou.

Segundo a especialista, o sangue doado é fracionado e destinado à transfusão dos concentrados citados acima.  Ao doar, o indivíduo não fica com menos sangue no corpo: a quantidade doada é reposta de forma natural pelo organismo em até 72 horas. Podem doar sangue as pessoas que têm entre 16 e 69 anos, com peso acima de 50 quilos e com boa saúde.

SAIBA MAIS

O Hemonúcleo Catanduva realiza atendimento de quarta-feira a domingo e nos feriados, das 7h às 13h, na rua 13 de maio, 974, área central de Catanduva. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3522-7722.

Fonte: Assessoria Unimed Catanduva

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES