A Campanha “Sabadou, Vacinou” vai continuar em 2024. A estratégia de abrir as salas de vacina um sábado por mês, como forma de aumentar o acesso da população à vacinação, foi positiva em 2023, resultando em 37.320 doses aplicadas, o que corresponde a uma média de 2.870 doses por sábado.
“As coberturas vacinais têm registrado queda em todo o Brasil desde 2016, sobretudo durante a pandemia. Estamos realizando e testando diferentes estratégias para levar a população novamente às salas de vacina e a campanha é uma delas”, afirmou a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos.
A campanha será realizada sempre em um sábado de cada mês, com sete unidades básicas de saúde abertas para vacinação das 8h às 13h. As unidades que participam são: UBS Estoril, João Paulo II/Jaguaré, Parque Industrial, Santo Antonio, São Deocleciano, Solo Sagrado e Vetorazzo. As datas da campanha são sempre divulgadas com antecedência.
Além dos sábados, a vacinação também funciona com horário ampliado na UBS João Paulo/Jaguaré, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e na UBS Solo Sagrado, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h. Nas demais unidades, o horário das salas de vacina é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Outras estratégias realizadas este ano para aumentar a cobertura vacinal foram as parcerias estabelecidas entre o município e os poderes público e privado, as chamadas ações extramuros e a busca ativa de faltosos, realizada pelas equipes de imunização.