A Prefeitura de Rio Preto, por meio do Programa de IST/Aids, conquistou o selo Ouro de boas práticas em HIV/AIDS de 2024. A premiação foi realizada na última quarta-feira, 26/6, na cidade de São Paulo, onde ocorreu o Fórum anual de Dirigentes do Programa de IST/Aids. Os selos foram divididos nas categorias Bronze, Prata e Ouro, e entregues pela Coordenação Estadual do Programa.
Para analisar os indicadores referentes ao ano de 2023, o Programa Estadual de Qualificação de boas práticas analisou 54 indicadores, como: dados de gestão do serviço, promoção e prevenção, diagnóstico, tratamento da pessoa vivendo com HIV, estratégias de adesão, vinculação, retenção no acompanhamento ambulatorial e supressão viral.
“Este selo é reflexo do trabalho desta equipe de referência e excelência! Ficamos muito felizes com esse resultado e parabenizamos a todos os envolvidos”, disse a coordenadora do Programa de IST/Aids de Rio Preto, Camila Ishizava.
Histórico
Para conquistar o selo Ouro, Rio Preto obteve um diagnóstico situacional em 2022 e desenvolveu um plano de ação, que foi implementado em 2023, com alterações e aperfeiçoamentos nos processos de trabalho. Em 2024, o Programa reavaliou os indicadores, concedendo o padrão Ouro ao município.
Entre os 54 indicadores analisados, o município teve como destaque:
– Expansão da implantação de testes rápidos nas Unidades Básicas, Especializadas e de Urgência;
– Uso da estratégia de prevenção combinada para ações extramuros com ênfase na oferta de autoteste de HIV e em população de maior vulnerabilidade;
– Mapeamento e elaboração de plano de ação para atendimento de profissionais do sexo e usuários de drogas;
– Implementação efetiva de comitê de mortalidade por causa-base AIDS para investigação de óbitos e estabelecimento de estratégias para melhoria na rede assistencial à saúde;
– Descentralização do sistema de gestão de testes rápidos;
– Início precoce do tratamento de HIV, em conformidade com as mais recentes diretrizes do Ministério da Saúde;
– Melhoria da qualidade de busca ativa de usuários que fazem interrupção de tratamento;
– Qualificação dos dados informados em sistemas digitais nacionais.
Programa de Qualificação em boas práticas
O Programa de Qualificação de boas práticas para os municípios com Serviços Especializados em HIV/Aids é uma das estratégias da Coordenação Estadual de IST/Aids de São Paulo para fortalecer a gestão e a rede de IST/Aids no Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a aprimorar as ações de promoção, prevenção, diagnóstico, vinculação, assistência e tratamento do HIV/AIDS para a consolidação da rede de cuidados.
Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis
Em Rio Preto, o Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis é um serviço de saúde especializado que tem por objetivo trabalhar na prevenção combinada, promoção, testagem e diagnóstico e acompanhamento ambulatorial a pessoas com Doenças Crônicas Transmissíveis, como IST/ AIDS, Sífilis, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase.
No Complexo, são realizados exames, orientações, medicação, investigação de comunicantes, atualização vacinal do público atendido e ações de vigilância epidemiológica no controle das hepatites virais, além de visitas domiciliares.