São José do Rio Preto subiu 39 posições e está entre o seleto grupo das 50 cidades mais inteligentes do Brasil. A boa notícia foi publicada na edição de 2025 do Ranking Connected Smart Cities (https://ranking.connectedsmartcities.com.br/), divulgado nesta quarta-feira, 24/09.
Salto no ranking
O município que estava em 85.ºlugar em 2024, subiu para o 46.º lugar neste ano, alçando do top 100 para o top 50. A coleta de dados do Ranking ocorreu de janeiro a julho de 2025, período de referência para bases e atualizações disponíveis. Rio Preto é a única cidade da região a figurar entre os top 100 e top 50. Considerando toda a região Sudeste, a mais desenvolvida do país, o município é o 22.º colocado.
Neste ano, o levantamento adotou uma nova metodologia, analisando 75 indicadores em todas as 5.570 cidades brasileiras. A avaliação considera diferentes aspectos que medem o desenvolvimento urbano sustentável e a qualidade de vida oferecida aos habitantes. Ao todo, são 13 eixos temáticos que apontam as cidades mais inteligentes em áreas como mobilidade, urbanismo, saúde, educação e economia.
Smart Rio Preto
As duas maiores pontuações de Rio Preto foram na área de Segurança (81) e Telecomunicação (80), seguidas de destaques em Resíduos Sólidos, Esgotos e Água (72) e Educação (61). O prefeito coronel Fábio Candido comemorou a notícia e afirmou que a Smart Rio Preto faz parte deste processo, que alçará o município cada vez mais ao topo do ranking.
“Subir 39 posições e entrar para o seleto grupo das 50 cidades mais inteligentes do Brasil é motivo de orgulho para todos nós rio-pretenses. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, investindo em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida. Rio Preto está se consolidando como uma cidade moderna, competitiva e preparada para os desafios do futuro, sem deixar de lado o cuidado com as pessoas”, destacou o prefeito coronel Fábio Candido.
O Smart Rio Preto é um projeto da atual gestão municipal para transformar São José do Rio Preto numa “cidade inteligente”, com uso de tecnologia para melhorar vários serviços públicos: mobilidade, segurança, meio ambiente, gestão pública etc.
Prevê a ampliação do número de câmeras de monitoramento para mais 3 mil, localizadas em pontos estratégicos da cidade, com reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, integração de sistemas municipais (câmeras privadas + públicas), e um Centro de Operações Integradas. O projeto piloto já foi iniciado e resultou na primeira prisão de um foragido da Justiça na última semana.
Além de aumentar a segurança pública com vigilância e detecção mais rápida de ocorrências, o projeto trará melhorias para a mobilidade urbana: sincronização de semáforos, uso de dados em tráfego, otimização de transporte coletivo etc e ainda uma gestão pública mais eficiente, com integração de dados entre diferentes secretarias, resposta em tempo real a incidentes.
Plano Diretor
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Planejamento, Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rio Preto elaborou seu Plano Diretor de Cidades Inteligentes considerando as mesmas referências internacionais utilizadas pelo Connected Smart Cities (Normas ISSO 37120, 37122 e 37123).
Para o secretário da pasta, coronel Mauro Alves dos Santos Júnior, tudo o que é realizado e posto em prática pela atual administração municipal para melhorar a gestão e a inteligência da cidade, se reflete em qualidade de vida para o rio-pretense e também acaba se refletindo em melhora da avaliação no ranking.
“Podemos destacar que a contribuição direta com o instituto para melhoria do sistema de avaliação do ranking e os projetos iniciados neste ano, como o Smart Rio Preto e a expansão da digitalização de processos, contribuíram muito com o salto de posições, colocando a cidade no local de reconhecimento por seus esforços e inovação de gestão. Os princípios de governo, alicerçados na transparência e integridade, dão fertilidade para que a cidade se desenvolva cada vez mais”, evidencia o secretário de Planejamento.