30 C
Catanduva
domingo, junho 23, 2024
spot_img
InícioSaúdeRio Preto promove campanha sobre Tuberculose

Rio Preto promove campanha sobre Tuberculose

A Secretaria de Saúde de Rio Preto promove campanha para intensificar a busca ativa de casos sintomáticos de tuberculose. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do tratamento precoce da doença.

A programação inclui orientação nas salas de espera das unidades de saúde, entrega de material educativo e coleta de exames diagnósticos de baciloscopia para os sintomáticos. Também haverá coleta durante as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de saúde.

A doença

A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). É transmitida por meio da fala, espirro e tosse, atingindo principalmente os pulmões.
Os principais sintomas são: tosse persistente há mais de três semanas, febre, emagrecimento, perda de apetite e suores noturnos. Quando tratada corretamente, tem 95% de chances de cura.

Prevenção e controle

A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

Ainda como medida preventiva, é necessário avaliar familiares e outros contatos do paciente para que não desenvolvam a forma ativa da tuberculose.

Tratamento

Ao identificar os sintomas da tuberculose, o munícipe deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência. Todo o acompanhamento é realizado na própria unidade, facilitando o acesso do usuário. Esse acompanhamento inclui a administração de doses supervisionadas – estratégia Ministerial que garante a eficácia do tratamento.

O município conta ainda com um serviço especializado, o Ambulatório de Doenças Crônicas Transmissíveis, que é referência para casos de resistências medicamentosas ou outras ocorrências, bem como apoio matricial das unidades.

Casos de tuberculose em Rio Preto

2018: 96
2019: 92
2020: 106
2021: 107
2022: 140

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES