A Secretaria de Saúde promove neste sábado, 29, a sexta etapa da campanha “Sabadou, Vacinou”, que tem por objetivo ampliar o acesso de munícipes de Rio Preto à vacinação, com a abertura de salas de vacina aos sábados.
As unidades básicas de saúde que estarão abertas neste sábado são:
- Estoril
- João Paulo II/Jaguaré
- Parque Industrial
- Santo Antonio
- São Deocleciano
- Solo Sagrado
- Vetorazzo
O horário da vacinação será das 8h às 13h, com oferta de vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização do SUS, gripe, covid e poliomielite oral. Para receber os imunizantes, o munícipe deve comparecer à unidade, portando documentos pessoais com foto e comprovante de residência.
Na rotina, a vacinação é realizada em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS João Paulo II/Jaguaré, o horário é ampliado até às 18h30, e na UBS Solo Sagrado até às 19h.
Gripe
A campanha de vacinação contra a Influenza começou em março e, em Rio Preto, está com cobertura vacinal de 45,44%. Os grupos prioritários incluem idosos – cobertura de 44,51% – crianças menores de seis anos – cobertura de 49,75% – gestantes – cobertura de 41,30% e puérperas, com cobertura vacinal de 20,91%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% desses grupos.
A vacina está disponível para toda a população a partir dos seis meses de vida.
Covid-19
A vacina da Covid-19 está disponível para os grupos prioritários: crianças, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e pessoas com imunossupressão ou comorbidades.
Para crianças, o esquema é de duas doses, enquanto para os demais grupos prioritários, a dose é anual ou semestral.
Poliomielite Oral
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começou no dia 27/5 e chega à última semana, com encerramento no dia 29/6. Todas as crianças de um a menores de cinco anos devem receber a dose da pólio oral (gotinha), mesmo aquelas que estejam com a carteira de vacinação em dia.
Em Rio Preto, foram vacinadas 7.332 crianças, com adesão de 34,36%. A meta do Ministério da Saúde é de que pelo menos 95% do público-alvo receba a dose.
Dengue
Rio Preto aguarda a chegada de novas doses da vacina Qdenga para dar continuidade à vacinação contra a Dengue. As doses são destinadas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A cidade recebeu 7.570 imunizantes, dos quais 4.866 foram utilizados nesse grupo. A cobertura vacinal está em 21,72%. As demais doses foram utilizadas em pessoas de outras faixas etárias, considerando a proximidade com o vencimento do lote disponibilizado pelo Ministério da Saúde para Rio Preto.