A Secretaria de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 1º/7, os boletins epidemiológicos da dengue, zika, chikungunya, influenza e covid-19, com as notificações de junho.
Dengue
Junho é, até agora, o mês com o segundo menor número de notificações por dengue em Rio Preto desde o início do ano. No sexto mês de 2024, o município registrou 2.962 notificações pela doença, das quais 885 foram confirmadas, 360 descartadas e outras 1.717 ainda estão em investigação. No ano, são 16.288 confirmações por dengue em residentes de Rio Preto.
O município registrou novo óbito por dengue em uma residente de Rio Preto. A mulher, de 51 anos, tinha obesidade e apresentou os primeiros sintomas da doença em 15/4. O óbito foi em 2/5, com confirmação do Instituto Adolfo Lutz para dengue em junho. Rio Preto tem outros dois óbitos por dengue este ano, ocorridos em março e abril.
Chikungunya
Além da dengue, a chikungunya é outra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Este ano, Rio Preto tem 2.796 notificações pela doença, entre as quais 1.594 estão confirmadas, 914 descartadas e outras 288 estão em investigação.
Zika
Este ano, Rio Preto não registrou casos positivos de zika.
Influenza
As Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) pelo vírus da Influenza (Gripe) chegaram a 127, do início do ano até agora. Destas, 126 são do tipo Influenza A e uma é do tipo Influenza B. O município registrou 14 óbitos por Influenza este ano.
A vacina contra a Influenza está disponível em todas as unidades básicas de saúde e protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. As doses estão disponíveis para todos os munícipes com idade a partir de seis meses de vida.
Covid
Rio Preto registrou 128 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) por Covid-19, do início do ano até agora, com 25 óbitos pela doença. Além dos casos graves, Rio Preto tem ainda 4.937 casos leves de Covid, registrados no mesmo período.