A Secretaria de Saúde de Catanduva chama atenção dos moradores para a importância da vacinação contra o vírus influenza. Para atender a demanda, o estoque na cidade está abastecido e a vacina está liberada para toda a população. A Campanha de Vacinação Contra Influenza teve início em março desde ano. Ate agora, 34.381 doses foram aplicadas na cidade.
Ao todo, 23 unidades de saúde possuem sala de vacinação para aplicação do imunizante. Apesar disso, a procura está abaixo do esperado. De acordo com dados da secretaria, a cobertura vacinal contra gripe está em 53,6%. A meta preconizada pelo Ministério da saúde é de 95%. Dos grupos prioritários, a maior parte da procura, até agora, foi entre os trabalhadores da saúde (63%). Em seguida, aparecem os idosos (56%) e, depois, as gestantes (40,9%).
CONTRAPONTO
Com a baixa cobertura vacinal, aumenta a demanda por atendimentos relacionados a síndromes gripais. A maior parte das vítimas é criança e idoso. Além disso, a Secretaria tem registrado aumento de casos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. Dados do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) alertam para uma situação ainda mais preocupante, que são as notificações mais graves da doença. De janeiro a setembro foram registradas 38 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza e oito mortes. O óbito mais recente foi registrado este mês.