31.3 C
Catanduva
domingo, junho 23, 2024
spot_img
InícioSaúdeSaúde do homem: entenda a importância de realizar um check-up no início...

Saúde do homem: entenda a importância de realizar um check-up no início do ano

Com o início de cada ano, é comum as pessoas criarem diversas listas com objetivos para o novo período, como economizar mais dinheiro, mudar de emprego e passar a cuidar melhor da saúde. Dessa forma, o urologista Thiago Tagliari destaca a importância dos homens que desejam uma nova perspectiva em relação ao próprio bem-estar e qualidade de vida realizarem um check-up médico.

“Importantes ferramentas na detecção de possíveis alterações no organismo, os check-ups regulares auxiliam na prevenção de uma variedade de doenças ainda em estágios iniciais. Os exames também são imprescindíveis para o sucesso da maioria dos tratamentos. Estar em dia com a saúde ainda reduz os níveis de estresse, ansiedade e serve como estímulo para a realização de planos futuros”, comenta Thiago.

Diante desse cenário, o urologista destaca o papel fundamental da andrologia na vida dos homens, especialidade médica que lida com a saúde dessa parcela da população. “Assim como o ginecologista trata questões específicas das mulheres, os andrologistas lidam com a prevenção e tratamento de condições que afetam a sexualidade e fertilidade dos homens.”

O ramo da andrologia ainda trata de doenças da próstata, deficiência androgênica (quando os níveis de testosterona e de outros hormônios masculinos estão baixos) e até mesmo quadros de cálculo renal. “É recomendável que todos os homens, desde a adolescência, tenham o acompanhamento regular de um andrologista a fim de entender possíveis mudanças no funcionamento do organismo.”

Além do check-up de início de ano, o especialista também indica que se adote um estilo de vida saudável, com a realização regular de atividades físicas e o abandono de vícios danosos, como beber e fumar. “Assim, ao estimular uma prática diária de autocuidado, não apenas se potencializa a chance de não desenvolver doenças, mas também aumentam as perspectivas de cura e controle caso algum problema apareça.”

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES