15.1 C
Catanduva
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
InícioDestaquesSaúde inicia nebulização veicular noturna contra a dengue em Catanduva

Saúde inicia nebulização veicular noturna contra a dengue em Catanduva

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, inicia mais uma frente de combate ao Aedes aegypti com a nebulização veicular noturna. O ciclo de nebulização será executado, em cada localidade, em três noites consecutivas: quarta, quinta e sexta-feira. A primeira etapa contempla os bairros Nova Catanduva 1, 2 e 3.

A Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) será responsável por executar o serviço, em parceria com a área técnica de vetores, a Sucem. O inseticida que será utilizado é fornecido ao município pelo Ministério da Saúde e o Estado. A nebulização segue rígido controle técnico e operacional.

A medida faz parte do Plano de Contingência frente ao avanço dos casos de dengue.

A nebulização visa exterminar o mosquito em fase adulta. Antes, em cada região que será alvo da ação, agentes de combate às endemias e agentes de saúde já fizeram arrastões para eliminar criadouros de larvas. A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população e orienta os moradores a abrir portas e janelas para facilitar a entrada do inseticida. Além disso, os animais domésticos, aquários e gaiolas devem ser retirados ou mantidos em cômodos fechados.

A pasta reforça aos moradores a manter a vigilância contra o Aedes. Para isso, é importante a eliminação de qualquer recipiente que acumule água nas casas. Outra orientação é a colocação de telas nas janelas para evitar a entrada de mosquitos e o uso de repelente.

De acordo com o boletim epidemiológico, Catanduva registrou 682 casos positivos de dengue, sendo: 268 confirmações em janeiro; 412 em fevereiro e 2 casos em março. Ao todo, 785 exames aguardam resultado.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES