A Secretaria de Saúde de Catanduva intensifica, neste mês, ações de conscientização e prevenção ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
A Campanha ‘Fique Sabendo’ com testagem rápida do HIV e da Sífilis está sendo realizada no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e, também, em outros pontos estratégicos definidos pelos profissionais de saúde. Para a ação, mais de 1.800 testes, entre HIV, Sífilis e Hepatite, estarão disponíveis.
A iniciativa visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.
O teste é feito com um furinho no dedo e leva cerca de 30 minutos para ficar pronto. O laudo é entregue ao paciente, que é encaminhado para acompanhamento e tratamento especializado, em caso de teste reagente.
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) é um dos pontos que recebeu a campanha nesta semana. A ação contou com a parceria do curso de Enfermagem da Etec Elias Nechar. O CTA atende demanda espontânea de segunda a sexta, das 7 às 16h30, sem necessidade de agendamento.