No panorama dinâmico da construção civil brasileira, um novo marco surge com a criação do Instituto Brasileiro de Fibras para Reforço do Concreto (IFRC), uma iniciativa que busca catalisar o desenvolvimento do setor das fibras para reforço do concreto. Lançado em abril deste ano, o IFRC tem a missão de planejar, orientar e organizar ações que visem o avanço do setor, promovendo a melhoria da qualidade e produtividade, difundindo conhecimento, realizando pesquisas científicas e tecnológicas, além de formar recursos humanos, agregando desempenho, valor e sustentabilidade.
A Sika Brasil, líder mundial no desenvolvimento e na produção de sistemas e produtos de fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção, integra o seleto grupo de associados fundadores do IFRC. Esta parceria representa um impulso significativo para o setor da construção civil, especialmente em um país como o Brasil, que enfrenta oportunidades crescentes na modernização de sua infraestrutura.
Hoje, há o aumento crescente da demanda por fibras em todo o mundo e em especial na América Latina, região a qual o Brasil está inserida, devido principalmente a grande necessidade de desenvolvimento de sua infraestrutura, principalmente mobilidade/transportes que demandam novos túneis rodoviários e sistemas de metrôs. Nesse contexto, com a fundação do IFRC, a Sika Brasil reforça a sua posição de liderança e a preocupação com a responsabilidade sustentável no mercado de fibras, focando sempre no desenvolvimento tecnológico com qualidade, baixo custo e equilíbrio socioambiental.
A importância do IFRC para o setor não só de construção civil, mas também de mineração, vai além do âmbito teórico, manifestando-se em iniciativas práticas que promovem o avanço da indústria. Destacando-se entre essas ações, estão a capacitação de projetistas para sistemas inovadores, como o de pavimentação urbana em concreto com fibras (PUC) e a implementação de programas de certificação para operadores de concreto projetado. Essas medidas não apenas melhoram a qualidade e a segurança das estruturas construídas, mas também impulsionam a competitividade e a sustentabilidade do setor.
“No exterior há programas de certificações de operadores de projeção/mangoteiros por entidades renomadas, a exemplo da EFNARC e ASA – American Shotcrete Association. No Brasil, não há tais presenças de grupos e certificações, de forma que o IFRC terá papel fundamental na criação de programas consistentes de certificação para operadores de concreto projetado, qualificando, apoiando e suprindo tais deficiências dos setores de construção civil pesada e mineração”, afirma Igor Torres, Gerente Técnico Nacional do TM Concrete da Sika Brasil S/A.
Como Gerente Técnico Nacional do TM Concrete da Sika Brasil, Igor Torres atua na interface entre demandas de mercado e o setor de P&D da empresa, contribuindo para o desenvolvimento de aditivos e produtos complementares para concreto.
Com o lançamento do IFRC, Igor assume o cargo de Diretor Técnico do Instituto, onde suas atribuições incluem a elaboração e execução do programa geral de atividades técnicas especialmente voltados para o desenvolvimento e a garantia da qualidade do setor, a produção de publicações científicas, o estabelecimento de parcerias estratégicas e a representação do Instituto perante órgãos normativos, entre outros.
Com uma visão abrangente e comprometida com o avanço do setor, a participação da Sika Brasil no lançamento do IFRC representa um passo significativo rumo à inovação, qualidade e sustentabilidade na construção civil brasileira. A união de forças entre empresas líderes e instituições comprometidas demonstra um caminho promissor para o desenvolvimento sustentável e competitivo do setor de fibras para reforço de concreto no Brasil.
Serviço:
Instituto Brasileiro de Fibras para Reforço do Concreto (IFRC).
Informações: www.ifrc.org.br.
Sobre a Sika
A Sika é uma empresa especializada em produtos químicos, líder no desenvolvimento e na produção de sistemas e produtos de fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção e na indústria automobilística. Possui filiais em 103 países e mais de 400 plantas no mundo. Com mais de 33.000 colaboradores, gerou vendas anuais de CHF 10,49 bilhões em 2022. No Brasil, a companhia também é detentora das marcas Baucryl®, BR Massa®, Ciplak®, LigamaxGold, PortoKoll®, Quartzobrás® e Qualimassa®, oferecendo a solução completa para a obra, do alicerce ao acabamento.
Siga a Sika:
Facebook: SikaBrasil
Instagram: @sika_brasil