15.1 C
Catanduva
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
InícioDestaquesTereos atinge safra recorde com 21,1 milhões de toneladas de cana processadas

Tereos atinge safra recorde com 21,1 milhões de toneladas de cana processadas

A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e energia elétrica a partir da biomassa de cana no país, encerra a safra 2023/24 nesta semana com resultados recordes e 21,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas, um aumento de 22% em relação à safra anterior. O mix continua mais açucareiro, com cerca de 67% do total destinado à produção de açúcar – foram produzidos cerca de 1,9 milhão de toneladas de açúcar, 580 milhões de litros de etanol, além da geração de 1.500 GWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana durante o período.

“Iniciamos a safra com moagem projetada de 19 milhões de toneladas e, com as condições climáticas favoráveis e diversas melhorias que implementamos com uso de inovação, tecnologia e análise de dados, chegamos a um resultado histórico, atingindo nosso recorde de moagem em 21,1 milhões de toneladas processadas. Esse resultado só foi possível graças ao nosso time que veio trabalhando na reconstrução de nosso canavial e em iniciativas de ganho de produtividade. Mantemos perspectivas positivas para a safra 24/25 e vamos continuar o bom trabalho, sempre valorizando nossa matéria-prima e extraindo o máximo de valor da cana de forma sustentável e eficiente”, comenta Pierre Santoul, diretor-presidente da Tereos no Brasil.

Entre os destaques da safra, a Tereos chegou ao marco de mais de 60% da cana processada certificada, entre cana própria e de fornecedores, e também atingiu 100% de suas unidades certificadas pela Bonsucro – comprovação internacional que atesta o compromisso com a sustentabilidade socioambiental de toda a cadeia produtiva das usinas de cana-de-açúcar.

Além disso, a empresa se habilitou junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para atuar na modalidade varejista no mercado livre de energia brasileiro, proporcionando mais uma oportunidade para seus clientes no setor energético, e avançou em sua estratégia sustentável ao inaugurar seu primeiro eletroposto para recarga de veículos elétricos, em parceria com o Tenda Atacado e a Volvo.

Na frente agrícola, a Tereos investiu em dois robôs da Solinftec para eliminar plantas daninhas em estágios iniciais. A solução utiliza sensores e inteligência artificial para identificar as espécies invasoras e aplicar os insumos necessários.

Adicionalmente, para melhorar a conectividade nos canaviais, a empresa estabeleceu uma parceria com a Embratel, Claro e Sol para expandir a cobertura 4G em suas regiões de canavial, com a instalação de múltiplas antenas em áreas estratégicas de produção no interior de São Paulo.

“Vamos continuar investindo em tecnologias, soluções e melhorias contínuas em nossos processos, que impulsionem práticas sustentáveis em todas as fases da nossa cadeia produtiva, buscando alcançar resultados ainda mais positivos”, finaliza Santoul.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES