A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e energia elétrica a partir da biomassa de cana, vai tornar o OBA Festival mais sustentável. A empresa acaba de fechar parceria para neutralizar as emissões de carbono provenientes do consumo de energia elétrica durante o evento.
O OBA Festival, considerado um dos maiores carnavais fechados do estado de São Paulo, será realizado em São José do Rio Preto (SP) entre os dias 10 a 13 de fevereiro.
A neutralização é feita por meio de créditos gerados a partir da certificação I-REC, sistema reconhecido por cerca de 70 países que comprova a geração de energia limpa por meio da rastreabilidade de sua origem. A certificação foi obtida pela Tereos em 2021 e garante que a energia elétrica gerada pela empresa é proveniente de fonte renovável – no caso, a biomassa da cana-de-açúcar.
Por meio do acordo, a Tereos emite em créditos de energia limpa a mesma quantidade de energia elétrica consumida no festival, neutralizando assim a emissão de carbono gerada pela fonte energética utilizada no evento.
Nos últimos dois anos, a Tereos já negociou mais de 400 mil créditos de energia renovável com diferentes empresas parceiras e por meio de parcerias firmadas com eventos culturais e esportivos. Nesta safra, a empresa visa dobrar o volume de negociação de créditos.
Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos, afirma que a sustentabilidade é um dos principais pilares da companhia. “Somos comprometidos com iniciativas sustentáveis e, por isso, estamos sempre em busca de parcerias com empresas e eventos que compartilham dos mesmos valores e que tenham como objetivo reduzir o impacto ambiental. O OBA é um dos maiores carnavais do Brasil e estamos muito felizes com essa parceria”, comenta.
“O OBA Festival tem 16 anos, essa parceria vem deixar o evento sustentável, estamos muito felizes em contribuir com uma ação que vai impactar diretamente com o meio ambiente de forma positiva”, afirma Thiago Mariano, um dos organizadores do OBA Festival.
OBA Festival
Este ano, o OBA Festival contará com shows de Léo Santana, Luísa Sonza, Gusttavo Lima, ALOK, Banda EVA, Monobloco, Jammil, Tomate, Dennis DJ, Batom na Cueca, MC Hariel e MC Ryan e Homem de Lata, entre outros. Além dos shows, o OBA contará ainda com experiências como Roda Gigante de 22m de altura, Tirolesa com 190 m de extensão, Balão OBA, Tenda Universitária e uma Praia de 3.000 m².
O público poderá adquirir convites por meio do site www.guicheweb.com.br/oba, com parcelamento em até três vezes no cartão de crédito sem taxa de conveniência.
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne mais de 11.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 15 países, 43 unidades industriais e o compromisso de 15.800 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2022/23, o Grupo obteve um faturamento de € 6,6 bilhões.
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.
Fonte: Comunic Comunicação Estratégica