16.7 C
Catanduva
quinta-feira, julho 18, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio Preto4º Balcão da Empregabilidade para PcDs ocorre no dia 23

4º Balcão da Empregabilidade para PcDs ocorre no dia 23

O 4º Balcão da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência de Rio Preto acontece no dia 23 de junho. Será a maior edição em número de empresas participantes e duração. A ação é promovida pela Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial de Rio Preto, por meio do Programa Emprego Apoiado, e pela Associação de Reintegração Assistencial (ARA), e aberta a todos os PcDs. Para participar, é preciso levar currículo atualizado e laudo caracterizador da deficiência.

Das 7h30 às 16h30, na sede da ARA, 12 empresas vão estar disponíveis para receber currículos e promover entrevistas com o objetivo de inserir ou reinserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Esse evento visa aproximar pessoas e empresas, as quais precisam cumprir legislação referente à empregabilidade de PcDs. Com o horário expandido, buscamos atender um número maior de pessoas”, diz o psicólogo Everton Maurício Alves, vinculado ao Programa Emprego Apoiado.

A obrigatoriedade da inclusão de deficientes nas empresas é regida pela Lei Federal nº 8213/91 e a quantidade varia conforme o número de empregados, podendo chegar a até 5% do quadro laboral em corporações com mais de mil funcionários. A norma ficou conhecida como Lei de Cotas para PcD.

As empresas participantes desta edição são dos ramos de distribuição de bebidas, atacarejo, varejo, alimentação, saúde, telefonia e entretenimento, além de indústrias de máquinas agroindustriais e de pré-moldados.

Pré-balcão

Mais uma novidade desta edição é o pré-balcão, que acontece no dia 21 de junho, das 9h às 16h. O objetivo deste pré-evento é preparar os participantes, tanto documental quanto psicologicamente. “Neste dia, vamos confeccionar currículos para os candidatos e conversar com eles, trabalhar técnicas de diminuição da ansiedade para o dia da entrevista. Também atenderemos os familiares, pois sabemos do papel imprescindível do suporte deles nesta jornada em busca de emprego”, afirma Everton. No dia 23, também haverá suporte para candidatos que não tenham currículo.

Na última edição do balcão, em fevereiro, 70 pessoas com deficiência foram atendidas e entrevistadas pelas empresas participantes. “Muito além de apenas adequar-se à Lei de Cotas, queremos que essas empresas sejam realmente inclusivas, agregando diversidade em suas equipes e fazendo com que as diferenças sejam cada vez menores”, constata Everton.

Tanto o pré-balcão quanto o 4º Balcão da Empregabilidade para PcDs, nos dias 21 e 23, ocorrem na sede da ARA, situada na Rua dos Catequistas, 340, Vila Anchieta. Mais informações pelos telefones: (17) 3222-2041 ou (17) 99243-1596 e pelo e-mail: emprego.pcd@riopreto.sp.gov.br.

Serviço
4º Balcão da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência de Rio Preto
Data: 23/06/23 (sexta-feira)
Horário: 7h30 às 16h30
Local: Sede da ARA
Endereço: Rua dos Catequistas, 340, Vila Anchieta
Mais informações: (17) 3222-2041; (17) 99243-1596; emprego.pcd@riopreto.sp.gov.br

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES