A Câmara Municipal de Catanduva aprovou por unanimidade, na última terça-feira (31), projeto de lei do vereador Dr. Luis Pereira que visa promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma, tumor ocular mais frequente na infância, com incidência de seis casos por milhão de habitantes, no Brasil.
A proposta aprovada em plenário prevê a criação da Semana Municipal “De Olho nos Olhinhos”, com a finalidade de informar as famílias a respeito da gravidade da doença e também orientá-las para que busquem os exames preventivos.
“O diagnóstico precoce é fundamental. Quanto mais cedo for instalado o tratamento, maiores as chances de sucesso, aumentando tanto a possibilidade de sobrevivência do paciente quanto de conservação do globo ocular. Se isso não ocorrer, a evolução poderá ser gravíssima, levando a cegueira ou óbito”, argumenta o autor, na justificativa do projeto.
Durante a discussão da propositura, o vereador apresentou um vídeo em que o apresentador Tiago Leifert alerta os pais para a importância dos exames de detecção precoce do retinoblastoma.
A filha de Leifert, Lua, foi diagnosticada com a doença aos 11 meses de idade e hoje, aos 3 anos de idade, segue em tratamento. O projeto aprovado pelos vereadores agora segue para sanção do Executivo.