18.5 C
Catanduva
domingo, abril 21, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoCampanha Fique Sabendo destaca importância do diagnóstico precoce do HIV/Aids e da...

Campanha Fique Sabendo destaca importância do diagnóstico precoce do HIV/Aids e da Sífilis

Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Programa Estadual de IST/Aids-SP, inicia a Campanha Fique Sabendo, que chega a 15ª edição com programação em todas as unidades básicas de saúde do município, unidades especializadas e áreas públicas.

O objetivo é ampliar o número de pessoas com conhecimento de seu status sorológico e promover a vinculação das pessoas com resultado positivo para HIV e Sífilis ao tratamento, imediatamente após o diagnóstico, o que é parte essencial do enfrentamento de ambos os agravos no estado.

“O acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids e da Sífilis avançou, mas ainda há muitas pessoas que podem ter ambos os agravos e desconhecerem sua situação sorológica, por não demonstrarem sintomas”, explica a enfermeira da Atenção Especializada de Rio Preto, Camila de Carvalho Silva Ishizava.

Este ano, a programação será realizada entre os dias 1º a 7 de dezembro em todas as unidades básicas de saúde, com intensificação das testagens de HIV e Sífilis, por meio do Programa Fique Sabendo, orientações nas salas de espera, oferta de insumos de prevenção e ações extramuro.

No sábado, dia 3/12, a equipe do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis estará na Praça Dom José Marcondes, entre 9h e 13h, para uma ação de divulgação do serviço, orientação, distribuição de insumos e testagem. A participação é aberta e gratuita.

Veja os demais locais onde serão ofertadas as testagens:
– 28 unidades básicas de saúde – oferta de testagem sorológica, salas de espera e educação em saúde, ações extramuro – Horário: 8h às 15h, por meio de coleta de sangue convencional ou testagem rápida.
– Equipes Consultório na Rua – oferecerá a testagem sorológica, aconselhamento e educação em saúde em suas atividades de campo;
– Unidades de Atenção Especializada (Caesm, Caps, Banco de Leite) – oferecerá testagem sorológica durante seus atendimentos de rotina.
– Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis – testagem rápida e/ou testagem convencional para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Horário: 7h às 16h.
– CTA móvel e Programas de Prevenção do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis – aconselhamento, testagem e stands de prevenção.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES