O Hospital Emílio Carlos, por meio do Núcleo de Educação Permanente, promoveu entre os dias 21 e 23 de julho treinamento teórico e prático em Atendimento de Parada Cardiorrespiratória (PCR) para a equipe de enfermagem das unidades de Internação e Ambulatorial. A capacitação foi conduzida pela enfermeira coordenadora do Núcleo, Érika Fachim Esteves, nos períodos da manhã, tarde e noite, permitindo ampla participação dos profissionais.
O objetivo do treinamento foi preparar a equipe de enfermagem para agir de forma rápida, eficiente e segura em situações críticas, aumentando as chances de sobrevivência e recuperação dos pacientes. “Realizamos, anualmente, esta capacitação dos profissionais de Enfermagem em Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em adultos. Nosso foco é oferecer assistência eficaz e de qualidade ao cliente/paciente”, afirma Érika Fachim.
A coordenadora ressalta que o treinamento segue as diretrizes atualizadas da American Heart Association (AHA), priorizando o trabalho em equipe, a qualidade das compressões torácicas, desfibrilação precoce, cuidados pós-ressuscitação e reabilitação do paciente. “Estas capacitações demonstram a importância da educação continuada no ambiente hospitalar, garantindo que os profissionais estejam sempre preparados para oferecer atendimento de excelência em situações de emergência”, disse Érika.
Recentemente o Hospital Emílio Carlos recebeu o Selo de Conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), de responsabilidade da APM – Associação Paulista de Medicina. O reconhecimento consagra os esforços da instituição, sob gestão da Fundação Padre Albino, em garantir excelência nos serviços prestados à comunidade, com foco em qualidade, segurança e humanização no atendimento.